Peças e móveis de madeira fabricados no sistema prisional estadual serão exibidos na 13ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto), realizada na Praça do Papa, em Vitória, a partir desta terça-feira (07).
A feira, que permanece até o próximo domingo (12), colocará mais de 150 artigos à venda. Haverá móveis e itens decorativos, como mesas rústicas e de centro, adegas para vinhos e bancos em variados modelos; também estarão disponíveis santinhas, casacas, chaveiros e porta-celulares. O acervo inclui peças para cozinha e jardim, como jogos de colheres de pau, petisqueiras, tábuas de frios e de churrasco, além de floreiras e cachepôs.
Os produtos são confeccionados na Marcenaria Jequitibá, instalada na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3), pertencente ao Complexo Penitenciário Eduardo Pereira da Silva. Na oficina, sete internos trabalham após terem sido treinados como marceneiros.
Para a confecção das peças são empregadas madeiras apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, os visitantes poderão encontrar produtos de qualidade produzidos no sistema prisional, expostos ao lado de cerca de 600 artesãos capixabas que participam anualmente da feira.
Pacheco ressaltou que cada móvel e artigo presente na ArteSanto resulta das políticas de ressocialização implementadas no sistema prisional do Espírito Santo. Segundo ele, o público terá acesso a peças com excelente acabamento, fabricadas com madeiras nobres como jacarandá e freijó, reconhecidas pela durabilidade e beleza. O secretário acrescentou que os internos foram qualificados em marcenaria e aplicam esse conhecimento na produção de itens que unem técnica, arte e propósito, e que a feira demonstra à sociedade o potencial transformador da qualificação profissional nas unidades prisionais do Estado.
Detalhes da feira
Serviço:
13ª Feira Nacional do Artesanato do Espírito Santo (ArteSanto)
Data: 07 a 12 de outubro
Local: Praça do Papa, em Vitória.
Entrada gratuita








