Problemas de saúde mental como ansiedade, estresse, insônia e depressão estão frequentemente associados à dificuldade de lidar com dívidas e ter o nome incluído em serviços de proteção ao crédito.
De acordo com pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com a Opinion Box, 84% dos brasileiros já tiveram a saúde mental afetada por questões financeiras. O estudo, que ouviu 1.240 pessoas, também revela que 70% dos entrevistados já perderam o sono devido a preocupações monetárias.
A maioria dos participantes afirmou enfrentar esses problemas em silêncio, com 65% tentando esconder suas dificuldades financeiras de familiares e amigos.
Impacto emocional das dívidas
Entre os transtornos mais relatados, a ansiedade aparece em primeiro lugar, mencionada por 49% dos entrevistados. Em seguida, aparecem estresse (39%), insônia (32%) e depressão (22%).
Mudanças de humor e instabilidade emocional foram relatadas por 48% dos participantes, enquanto 44% mencionaram problemas de autoestima. Dificuldades de concentração no trabalho ou estudos foram apontadas por 30% das pessoas ouvidas na pesquisa.
Isolamento social e culpa
As consequências financeiras também afetam as relações pessoais. Três em cada dez entrevistados disseram se isolar de amigos e familiares devido a problemas financeiros.
O estudo ainda mostra que 41% evitam conversas sobre dinheiro e 45% sentem culpa ao pedir emprestado.
Ciclo vicioso entre finanças e saúde mental
Especialistas alertam que os problemas financeiros e de saúde mental muitas vezes se alimentam mutuamente, criando um círculo difícil de romper.
Quando as dívidas se tornam causa e consequência de desgastes emocionais, surge um ciclo complexo que exige intervenção profissional.
Em situações críticas, recomenda-se buscar ajuda psicológica e financeira, seja na rede particular ou em serviços públicos como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
A pesquisa foi realizada entre 8 e 19 de agosto, como parte das preparações para o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.








