Em 2025, Vitória celebra 474 anos como uma cidade que escolheu liderar o presente com coragem e projetar um futuro ainda mais ambicioso. Essa evolução tem método, prioridade e medição, e a Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) é uma das engrenagens do motor dessa transformação.
Transformação urbana e requalificação
Um exemplo emblemático é o Vitória de Frente para o Mar, projeto de requalificação de orlas da cidade com calçadas generosas, ciclovias integradas, deques, píeres e atracadouros, paisagismo, mobiliário urbano e equipamentos públicos, tudo conectado a melhorias de mobilidade e ao fortalecimento da economia do entorno.
No coração da capital, a Lei do Retrofit vem acelerando a reabilitação de prédios que são patrimônios de Vitória, permitindo que imóveis sejam modernizados sem perder sua identidade histórica. Já são 39 edificações contempladas, somando mais de 1.600 unidades residenciais e comerciais.
Obras em andamento e planejadas
Em 2025, será entregue a Praça Getúlio Vargas e mais de 15 projetos terão avanço no Centro, entre eles a requalificação da Vila Rubim, a reforma da Praça Oito, da Rua Sete e da Gama da Rosa, além da ordem de serviço da Avenida Beira-Mar, devolvendo vida e acessibilidade ao eixo central.

Programas habitacionais
No campo da habitação, a Sedec realiza um trabalho que transforma vidas. O programa Casa Feliz e Segura garante moradia digna e segura a famílias em situação de vulnerabilidade. Até o momento, 253 residências já foram entregues a munícipes de Vitória.

O Bônus Moradia, que integra o programa, também passou por avanços importantes nesta gestão. Atualmente, o valor do bônus chega a R$ 100 mil, oferecendo ainda mais segurança e dignidade às famílias beneficiadas.
Regularização fundiária
Outra frente essencial é a regularização fundiária. Desde 2021, a prefeitura já entregou 2.398 títulos devidamente registrados em cartório. Em 2025, a cidade deu mais um passo importante com o lançamento do maior investimento em regularização fundiária do Estado, incluindo bairros tradicionais.








