A rede de fibra óptica do Governo do Estado do Espírito Santo atingiu a marca de 1.065 links ativados, conectando repartições públicas na Região Metropolitana da Grande Vitória e em todas as cidades do interior.
Os 78 municípios capixabas já estão integrados na infraestrutura de alta velocidade do Poder Executivo Estadual. Esse resultado faz parte do Projeto ES Digital, administrado pelo Prodest, que viabilizou a ativação de 630 links no interior do estado.
Os órgãos conectados à rede possuem acesso à internet com velocidade de 1 gigabit por segundo (Gbps). Essa tecnologia melhora a eficiência de escolas, delegacias, Ciretrans, hospitais e outras repartições estaduais.
Melhoria na comunicação e segurança
A infraestrutura de fibra óptica proporciona maior desempenho para os sistemas corporativos hospedados no Data Center do Estado. Além disso, facilita a transferência de grandes volumes de dados, incluindo backups, fotos e vídeos.
Outro benefício é o acesso em tempo real às imagens de câmeras de videomonitoramento, melhorando a atuação dos serviços de segurança pública no combate à criminalidade.
Tecnologia para otimizar recursos
A rede também permite o uso de telefonia VOIP e a realização de videoconferências, tornando a comunicação entre servidores públicos mais eficiente e reduzindo custos com deslocamentos.
Segundo Marcelo Cornélio, diretor-geral do Prodest, a conexão de todos os municípios representa um marco para o estado, possibilitando serviços públicos mais modernos e eficientes para a população.









