Estudantes do 2º ano do curso técnico em sistemas de energia renovável do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral Aristeu Aguiar, em Alegre, realizaram uma atividade interdisciplinar focada em frações do petróleo. Essa iniciativa envolveu as disciplinas de petróleo e biocombustíveis e cultura digital, sendo coordenada pela professora Alice Jadjischi.
A atividade se destacou pela produção de um podcast, integrando conhecimento técnico da área de energia com habilidades de comunicação digital. O objetivo foi proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa e colaborativa, permitindo que os alunos explorassem o tema de maneira criativa.
Resultados positivos surgiram a partir dessa prática. Os estudantes mostraram domínio dos conceitos abordados e desenvolveram habilidades em comunicação, trabalho em equipe e autonomia. Utilizando ferramentas digitais para a criação de roteiros e edição de áudio, eles puderam entender melhor a aplicação prática dos conteúdos técnicos em contextos profissionais.
O formato inovador da atividade proporcionou aos alunos uma aproximação com práticas contemporâneas de produção de conteúdo. A orientação da professora Alice Jadjischi foi crucial, uma vez que ela guiou os alunos nas etapas de aprofundamento teórico e produção técnica.
O aluno Jefferson Torres Cazoni compartilhou sua experiência: “Aprendemos que trabalho em equipe vai muito além de dividir tarefas. Foi sobre ouvir o outro, adaptar ideias e lidar com imprevistos, contando sempre com o suporte da professora Alice.” Ele ainda destacou a satisfação ao ouvir o resultado final do podcast, refletindo sobre a transformação do conhecimento adquirido em um produto acessível e compartilhável.
Essa atividade não apenas ensinou sobre frações do petróleo, mas também enriqueceu a formação dos alunos com competências importantes para o futuro. Com certeza, essa experiência marcante permanecerá na memória dos estudantes, mostrando como o aprendizado pode se dar de forma dinâmica e engajante.








