23 de julho de 2025
quarta-feira, 23 de julho de 2025

Escola em Guarapari destaca conexões entre Matemática e Linguagens

Estudantes de Guarapari exploram conexões entre matemática e linguagens

Continua após a publicidade

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zuleima Fortes Faria, o projeto interdisciplinar “Entre número e cultura: a matemática das conexões” envolveu alunos em experiências práticas, lúdicas e reflexivas. A iniciativa, idealizada por professores de Linguagens e suas Tecnologias, teve como foco demonstrar que o raciocínio lógico é parte integrante não apenas da matemática, mas também de áreas como arte, literatura, e esportes.

Produções Diversificadas

Continua após a publicidade

Ao longo do trimestre, os alunos apresentaram projetos que evidenciaram suas aprendizagens. As turmas trabalharam com temas variados, incluindo:

– Releituras de “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan
– Conexões da matemática em práticas esportivas
– Estudos sobre arte e simetria inspirados em Leonardo da Vinci
– Criação de jogos de tabuleiro
– Atividades ligando matemática e saúde

Além das produções escritas, ocorreram apresentações teatrais, produções de poemas e desafios lógicos, envolvendo a participação ativa dos alunos.

Reconhecimento e Impacto

A professora de Arte, Tatiana Martins, comentou sobre o sucesso do projeto: “Nossos estudantes aplicaram conhecimentos de sala de aula em pesquisas e atividades, mostrando que a matemática vai além dos números. Essa vivência reforçou a ideia de que o aprendizado é uma rede de saberes interligados.”

O projeto também enfatizou o trabalho em equipe e a inclusão, com apoio especial a alunos com necessidades educacionais especiais. A professora de Língua Portuguesa, Glaúcia Nascimento Silva Fabri, reforçou os benefícios da proposta: “Saímos do paradigma tradicional e exploramos a matemática de maneira interdisciplinar. O desafio promoveu um crescimento coletivo, notável nas apresentações teatrais e nas produções poéticas.”

Depoimentos de Alunos

A estudante Sara Reis Soares compartilhou sua experiência: “Foi transformador. Aprendi conteúdos teóricos e habilidades práticas, essenciais para minha vida. A troca de ideias e o trabalho em equipe foram fundamentais para nosso crescimento pessoal e coletivo.”

A conclusão do projeto destaca não apenas a inovação no ensino, mas também a validade de abordar a matemática de forma integrada com outras disciplinas, reforçando o papel da educação de forma prática e coerente no cotidiano dos estudantes.


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:14 am
Anoitecer
05:20 pm
16ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
0.51 km/h
24/07
Qui
Mínima
20ºC
Máxima
23ºC
25/07
Sex
Mínima
19ºC
Máxima
25ºC
26/07
Sáb
Mínima
20ºC
Máxima
26ºC
27/07
Dom
Mínima
20ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Myrna Morelli

Plantas perfeitas para banheiros e lavabos com luz natural

Leia também