A Guarda Civil Municipal (GCM) de Serra, no Espírito Santo, apreendeu 2,5 toneladas de fios de cobre durante uma operação realizada na madrugada deste sábado, no bairro Bicanga. Durante a ação, cinco suspeitos foram detidos e encaminhados à delegacia.
Patrulhamento e apreensão
A apreensão ocorreu após os agentes da GCM realizarem um patrulhamento na área e observarem atividades suspeitas. Os indivíduos foram flagrados cortando e queimando fios de cobre que estavam acumulados no local, alguns dos quais apresentavam a logomarca de uma empresa de telefonia. Essa situação levantou suspeitas sobre a praticidade de crimes como furto ou roubo de fios de cobre.
Um dos abordados se revelou proprietário de um estabelecimento que comercializa sucatas em Vitória. A equipe da Guarda Municipal, ao perceber a gravidade da situação, agiu rapidamente para evitar a continuidade da delinquência.
Devolução do material e medidas contra crimes
O material apreendido, ainda em bom estado, foi devolvido às suas respectivas empresas proprietárias, enquanto os cinco suspeitos foram levados para a Delegacia Regional da Serra para os procedimentos legais.
Gracimeri Gaviorno, secretária de Defesa Social e vice-prefeita de Serra, ressaltou o empenho da Prefeitura em combater crimes relacionados a furtos de cabos e fios. Ela comentou sobre a formação de uma força-tarefa composta por agentes de diversas secretarias, como Defesa Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, com ações direcionadas para evitar práticas ilegais.
Denúncias de furtos
A população pode contribuir com a segurança da cidade, fazendo denúncias sobre furtos e receptação de fios de cobre e cabos de fibra ótica através do Disque-Denúncia, pelo telefone 181, uma linha dedicada a este tipo de crime.