2 de fevereiro de 2026
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Corrida e flacidez: saiba o que os dermatologistas afirmam

Não existem comprovações científicas que associem diretamente a corrida à flacidez da pele facial. Contudo, alguns fatores podem contribuir para essa condição estética que afeta a aparência da pele. A prática intensa de corrida pode levar a uma perda significativa de peso, o que, por sua vez, pode resultar em mudanças visíveis na pele.

Continua após a publicidade

Durante a corrida, ocorre um alto gasto calórico que pode provocar emagrecimento rápido. Segundo a dermatologista Dra. Paula Chicralla, esse processo, aliado à produção de radicais livres durante o exercício, pode estar relacionado ao aspecto de flacidez da pele do rosto. A alimentação restritiva, comum entre corredores, também pode contribuir para o envelhecimento precoce da pele, conforme explica a Dra. Vivian Simões.

A corrida ao ar livre aumenta a exposição da pele à radiação solar, o que pode acelerar o envelhecimento cutâneo. Essa exposição é mais crítica durante períodos de alta radiação ultravioleta e, sem a devida proteção, os danos podem ser significativos. O uso de filtro solar é fundamental, assim como acessórios como viseiras, que ajudam a proteger a pele.

Continua após a publicidade

A Dra. Simões destaca que a radiação solar é responsável pela degradação das fibras de colágeno e elastina, essenciais para manter a firmeza e elasticidade da pele. O resultado dessa quebra pode ser um envelhecimento cutâneo acelerado, acompanhado de danos muitas vezes irreversíveis, conhecidos na dermatologia como fotodanos.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
25ºC
Máxima
28ºC
Mínima
22ºC
HOJE
20/01 - Ter
Amanhecer
05:16 am
Anoitecer
06:26 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h

Média
21ºC
Máxima
21ºC
Mínima
21ºC
AMANHÃ
21/01 - Qua
Amanhecer
05:17 am
Anoitecer
06:26 pm
Chuva
92.5mm
Velocidade do Vento
5.38 km/h

De deuses a sarcasmo: por que Percy Jackson continua sendo meu...

Ana Morelli Nunes

Leia também