Aracruz registra primeiro caso de varíola dos macacos

A secretaria de Saúde de Aracruz informou ter registrado o primeiro caso de monkeypox, a varíola dos macacos, em uma pessoa residente da sede do município, nesta segunda-feira 929). O resultado foi enviado pelo Lacen/ES e recebido pela Vigilância Epidemiológica.

Continua após a publicidade

Segundo a secretaria, o período de isolamento do paciente já se encerrou e o mesmo está curado, não gerando risco à população.

Casos suspeitos de monkeypox são atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pronto-atendimentos, que contam com insumos para coleta de amostras para análise laboratorial.

Continua após a publicidade

Segundo especialistas, os primeiros sinais incluem febre súbita, dor de cabeça, dores musculares e nas costas, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), calafrios e exaustão.

A manifestação da doença na pele se dá de um a três dias após os sintomas iniciais, com lesões medindo de meio centímetro a um centímetro de diâmetro. As erupções passam por diferentes fases: mácula, pápula, vesícula, pústula e crosta. As lesões evoluem uniformemente.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
21ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
HOJE
25/06 - Qui
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.39 km/h

Média
22ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
AMANHÃ
26/06 - Sex
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0.1mm
Velocidade do Vento
3.16 km/h

Quem canta seus males espanta!!!

Gina Soares

Leia também