7 de fevereiro de 2026
sábado, 7 de fevereiro de 2026

Linhas com cerol e chilena: temporada de pipas deixam motoboys em alerta na Grande Vitória

O que para alguns é diversão, para outros é motivo de preocupação e risco à vida. As linhas com cerol e chilena usadas para soltar pipas vêm preocupando as pessoas que fazem da moto o seu instrumento de trabalho. A atenção ao perigo causado por esse material ganhou força após um motoboy ficar gravemente ferido ao ter pescoço cortado por uma linha com cerol, em Vila Velha, no início deste mês. A aflição do risco aumenta com a chega do período das férias, em julho.

Continua após a publicidade

O cerol é feito com uma mistura de pó vidro e cola de sapateiro, e é passado nas linhas das pipas. Já a linha chilena é produzida com pó de quartzo e óxido de alumínio. Ambas possuem a finalidade de cortar a linha do adversário, prática muito popular entre os “pipeiros”. Mas essas linhas ameaçam a sua integridade física dos motoqueiros.

O entregador de aplicativo Carlos Henrique, morador de Vila Velha, conta que sente medo de passar por locais onde as pessoas se concentram para empinar as pipas. “Nas praias como Camburi e em Vila Velha, além de alguns bairros, como Ilha dos Aires e a Grande São Pedro, nós motoboys temos que redobrar a atenção. Na verdade, eu tenho até medo, ainda mais na época de férias escolares”, revela.

Continua após a publicidade

Para evitar o pior, Eduardo de Freitas comprou uma Antena Corta Pipa para sua moto. Ele que é da Serra, trabalha com entregas há três, mas só agora optou pelo equipamento que possui uma pequena lâmina na ponta, que corta as linhas antes que elas cheguem ao piloto.

“Depois do caso recente em Vila Velha, eu fiquei ainda mais apreensivo. Alguns familiares me recomendaram comprar essa antena. Fui em três lojas, todas tinham acabado. Achei em uma loja na Av. Vitória. A própria vendedora disse que está saindo muito essa anteninha de moto após o caso do menino que teve a garganta cortada”, pontua.

Detran-ES orienta a utilização de Antena Corta Pipa

Conforme o Artigo 139-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a instalação de aparador de linha antena corta-pipas é exigida para as motocicletas e motonetas destinadas ao transporte remunerado de mercadorias (moto-frete).

A Resolução 943 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) também estabelece que os veículos tipo motocicleta ou motoneta, quando autorizados pelo poder concedente para transporte remunerado de cargas (motofrete) e de passageiros (mototáxi), devem ter dispositivo aparador de linha, fixado no guidon do veículo, para proteção do tórax, pescoço e braços do condutor e passageiro.

Procurado pela reportagem, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) ressaltou que, apesar de não ser item obrigatório para todas as motocicletas, o equipamento é considerado mais um item de segurança e seu uso é recomendado, principalmente para os condutores desses veículos que transitam em locais onde há a prática de soltar pipas.

O que dizem as prefeituras da Grande Vitória?

  • Vitória

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) informa que, pela Lei Municipal 8670, é proibido o uso de qualquer material cortante nas linhas de pipas, papagaios, de pandorgas e de semelhantes artefatos lúdicos, para recreação ou com finalidade publicitária.

Informa ainda que recebeu, em 2021, uma única denúncia de estabelecimento que comercializava cerol. A equipe foi ao local, mas não constatou nenhuma irregularidade. A Sedec reforça que a população pode acionar o Fala Vitória (156), site da PMV e aplicativo Vitória Online.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) informa que a Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV) também atua para coibir a prática dessa atividade com objetos cortantes, como cerol e linha chilena, nos espaços públicos da capital.

  • Serra 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), através do Departamento de Fiscalização e Postura (DFOP), informa que o município possui vigente a lei 2.564, de 2002, que determina a proibição de venda da substância de cerol na Serra. As equipes de fiscalização vão intensificar os trabalhos pelo município, inclusive nos finais de semana, para combater a venda irregular desses produtos. Em casos de denúncias, elas poderão ser feitas pelo 3291-2346 ou pelo aplicativo Colab.
  • Viana

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Defesa Social (SEMDES), informa que, desde 2021, realiza periodicamente a operação Linha Pura.

A equipe de agentes da Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin), promove ações para orientar as pessoas que soltam pipa quanto à proibição do uso de linha com o cortante conhecido como cerol, linha composta de algodão e vidro e a “linha chilena”, de elevado poder cortante.

Além de orientações, os agentes fiscalizam estabelecimentos em bairros como Campo Verde, Vila Bethânia, Nova Bethânia, Marcílio de Noronha I e II, Canaã, Via Sede, Santo Agostinho, Santa Terezinha, Areinha.

  • Cariacica 

A Prefeitura de Cariacica informa que, por meio da lei 5.594, de 2016, é proibida a fabricação, comercialização no atacado e varejo, bem como o uso do cerol e produtos similares. O descumprimento da lei sujeitará o responsável pela fabricação ou pela venda do produto às seguintes penalidades: advertência formal por escrito e multa; interdição total do estabelecimento e apreensão dos produtos até que sejam corrigidas as irregularidades; e cassação do alvará do funcionamento.

Denúncias sobre comercialização ou flagrantes de produção de cerol podem ser feitas por meio da Ouvidoria Municipal – 162. A Semdec informa ainda que desde a criação da Lei não são registrados estabelecimentos comercializando o produto.

  • Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha fiscaliza estabelecimentos que vendem material similar e, em caso de encontrar cerol ou linha chilena, o estabelecimento tem o alvará caçado.

A fiscalização atua também por meio de denúncia, em caso de venda pela internet ou outros meios, com auxílio da Guarda Municipal.

Para denunciar o cidadão pode ligar para 162 (ouvidoria da PMVV) ou para 3149-7444 (central da Guarda Municipal).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

 

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

Vitória, ES
Temp. Agora
25ºC
Máxima
30ºC
Mínima
23ºC
HOJE
07/02 - Sáb
Amanhecer
05:28 am
Anoitecer
06:22 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h

Média
26.5ºC
Máxima
29ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
08/02 - Dom
Amanhecer
05:28 am
Anoitecer
06:21 pm
Chuva
1.29mm
Velocidade do Vento
8.07 km/h

Abertura do Carnaval Capixaba 2026 terá um Espetáculo

Tony Silvaneto

Leia também