Oito luminárias com recursos de inteligência artificial e rede móvel de alta velocidade foram instaladas em Cariacica no mês de maio, em um projeto piloto comandado pelo Ministério das Comunicações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os equipamentos estão localizados nas imediações da Praça José Maria, em Campo Grande.
As estruturas contam com tecnologias como rede 5G privada, wi-fi público, telegestão, sensores ambientais, videomonitoramento e reconhecimento facial. A ideia é que elas sirvam tanto para os mecanismos de segurança pública adotados pela prefeitura, quanto para possibilitar a implantação e uso da nova rede móvel de banda larga pelos comerciantes e moradores do entorno.
A região é a mesma por onde passa a Avenida Expedito Garcia, um dos principais pontos comerciais da Grande Vitória e identificada como o maior shopping a céu aberto do Estado. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, mais de 20 mil pessoas circulam pelo espaço por dia.
O subsecretário de Tecnologia da Informação, Teófilo Dias, conta como o recurso interage com a política de monitoramento e expansão tecnológica adotada pelo município.
Além das novas luminárias inteligentes, outros 100 pontos são conectados à central de monitoramento da cidade, que utiliza o vídeo como um recurso chave para agilizar o tempo de resposta a eventuais ocorrências. Em breve, o mecanismo estará conectado ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), do Governo do Estado, possibilitando que as informações trafeguem entre as forças municipais e estaduais.
Para o comerciante Neto Braga, que gerencia uma loja de eletrônicos na avenida, esse tipo de monitoramento pode ajudar a evitar alguns tipos de atitudes criminosas.
Confira a matéria completa no vídeo acima.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







