5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Nova Ficha Nacional de Registro de Hóspedes será totalmente online

Check-in mais ágil, informações em tempo real e normas mais transparentes para hóspedes: essas foram algumas das novidades apresentadas na 9ª reunião extraordinária do Conselho Nacional do Turismo (CNT), realizada nesta quarta-feira (17) em São Paulo, no contexto da Equipotel e do Conotel.

Continua após a publicidade

As duas portarias mostradas aos conselheiros regulam a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes eletrônica (FNRH Digital) e as regras sobre entrada e saída de hóspedes em meios de hospedagem. Os atos foram assinados pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, durante a abertura da Equipotel. As novas diretrizes representam avanços significativos para a modernização e a competitividade do setor.

Cristiane Sampaio, secretária-executiva do Conselho Nacional de Turismo e secretária nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, ressaltou o papel estratégico do CNT como espaço de construção coletiva de políticas públicas, destacando o exemplo da FNRH Digital.

Continua após a publicidade

FNRH Digital e modernização da hotelaria

Segundo a secretária, a FNRH Digital é um passo decisivo para a modernização da hotelaria brasileira: reduz a burocracia, economiza tempo dos hóspedes e fornece dados estratégicos em tempo real que subsidiarão políticas públicas e fortalecerão a competitividade dos destinos. Ela enfatizou a necessidade de mobilizar o setor para que toda a rede hoteleira nacional adote a nova solução.

Elaboradas em conjunto com os membros do CNT, as portarias introduzem inovações como a simplificação dos procedimentos de check-in e check-out e a exigência de informações mais claras e transparentes para os consumidores.

Quanto à regulamentação de entrada e saída de hóspedes em meios de hospedagem, a norma determina que o tempo destinado à arrumação, higiene e limpeza dos quartos esteja incluído no valor da diária, não podendo exceder três horas. Além disso, meios de hospedagem, agências de turismo e plataformas digitais que terceirizarem o serviço deverão informar aos hóspedes os horários de entrada e saída e o tempo estimado para a limpeza e organização do quarto.

Padronização de limpeza e transparência de horários

A norma estabelece que a arrumação deve contemplar a higienização completa do ambiente, bem como a troca de roupas de cama e de toalhas.

Wilken Souto, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do MTur, destacou que as medidas foram ajustadas às demandas do setor e pontuou que o objetivo é converter propostas em resultados concretos para fortalecer toda a cadeia turística de modo seguro e responsável.

TURISMO EM ALTA: Participando da reunião, o secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do MTur, Carlos Henrique Sobral, enfatizou o momento positivo pelo qual passa o turismo brasileiro.

Foi informado que o ministro Celso Sabino está em Belém para celebrar o recorde de turistas internacionais no Brasil, com número superior ao de 2024: 6.807.707 visitantes estrangeiros escolheram o país para conhecer seus destinos. Ressaltou-se que as novas regulamentações contribuem para estruturar ainda mais o setor e melhorar o atendimento a esses turistas.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.12 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também