Em referência ao Dia Mundial do Turismo, que será comemorado no sábado (27), o Governo do Espírito Santo realizou nesta quarta-feira (24) uma solenidade na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória. O ato marcou o lançamento do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Estado, iniciativa destinada a ampliar a promoção do destino nos mercados nacional e internacional.
Parcerias institucionais
Na ocasião, foi firmado um termo de cooperação entre a Secretaria do Turismo (Setur), o Sebrae/ES, a Câmara Empresarial do Turismo (CET/ES) e o Conselho Estadual de Turismo (Contures), com o objetivo de fortalecer a governança e posicionar o Espírito Santo como referência no segmento.
O governador Renato Casagrande ressaltou que o turismo depende de ações que vão além das políticas específicas da Setur: “O turismo é resultante de todas as outras áreas de governo. Algumas pessoas deixam de viajar para locais sem infraestrutura ou com altos índices de violência. Por isso, precisamos estar equilibrados em todas as áreas para aumentar o número de visitantes em nosso Estado”, afirmou.
Entre as providências mencionadas pelo governador está a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, medida que tem incentivado a chegada de novos voos e deve resultar, até o fim de 2025, no maior fluxo de passageiros da história do Aeroporto de Vitória. Casagrande também destacou investimentos em rodovias e em áreas de banho, como as orlas de Piúma e Praia Grande.
Desempenho econômico
Segundo o Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo, o setor apresentou crescimento de 9,2% no primeiro trimestre de 2025, a quarta maior taxa do País. A publicação aponta que cerca de 179 mil pessoas estavam empregadas em atividades típicas do turismo no período, com predomínio dos ramos de alimentação e transporte, que juntos representam quase 90% do total.
Capacitação e comercialização
O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, explicou que o plano estratégico inclui capacitação de operadoras e ações voltadas à comercialização do destino. “Estamos investindo para que as operadoras divulguem os pacotes turísticos do Espírito Santo, aproveitando produtos já consolidados e ampliando as opções para os clientes”, disse, citando também iniciativas como o Observatório do Turismo e a futura plataforma Conecta Turismo.
Presença do trade
Representantes do trade turístico participaram do evento. Aline Prato, gerente de Contas da BWT no Espírito Santo, enfatizou a relevância da parceria: “Capacitamos mais de quatro mil agentes de viagens e queremos intensificar os Famtours para promover o Estado. Mesmo sendo do Paraná, hoje me sinto uma capixaba”, comentou.
A subsecretária de Estudos, Negócios, Planejamento e Infraestrutura Turística, Lorena Vasques, reafirmou o compromisso do governo em consolidar o Espírito Santo como destino de destaque. “O trabalho tem como foco valorizar nossas potencialidades, com investimentos que garantam uma experiência cada vez mais qualificada para os turistas”, concluiu.








