Um lugar bucólico, com ruas de terra batida, vegetação abundante, praias lindas e uma gastronomia de respeito, encravado bem no meio do concreto e do caos da região metropolitana de Vitória? Sim, nós temos! Esse lugar se chama Manguinhos.
Manguinhos é um balneário do município da Serra, vizinho da capital Vitória e que integra a região metropolitana. A proximidade com a “metrópole”, no entanto, não foi capaz de alterar a paisagem tradicional do vilarejo. Por alguma razão histórica, a verticalização do espaço urbano e a “cimentização” da orla não chegaram com vigor a Manguinhos, que ainda hoje se orgulha de ter ruas sem asfalto e uma senhora faixa de preservação da restinga.
A antiga vila de pescadores conseguiu preservar aspectos cênicos da sua origem. Na praia que fica bem em frente ao centrinho da vila, por exemplo, tem sempre barcos de pescadores atracados que garantem a alegria dos fotógrafos de instagram.
As casinhas de paredes caiadas da ruazinha principal também são originais do tempo de vila e resistem bravamente à gourmetização imobiliária que plantou mansões e casas de veraneio no meio do bairro.
A orla de Manguinhos se divide em 3 praias que, com seus diferentes perfis, atraem todo tipo de visitante. De famílias com crianças à galera da badalação, todo mundo é bem acolhido por ali com uma estrutura redonda e caprichada de bares e restaurantes.
Aliás, não é só pela paisagem e pelas praias que Manguinhos merece a sua visita. A gastronomia da vila é um capítulo à parte e faz de Manguinhos um dos mais tradicionais pólos gastronômicos da região metropolitana.
À beira-mar ou nem tanto, come-se muito bem em Manguinhos. No Maria Mariana, por exemplo, a moqueca capixaba beira a perfeição:
Todos esses aspectos – dentre muitos outros -, Manguinhos é um delicioso refúgio praiano e gastronômico na região metropolitana de Vitória. Seja como um simples bate-volta a partir de Vitória, seja como um destino de final de semana, vale a pena incluir Manguinhos no seu roteiro turístico em sua vinda ao ES.