O Seminário “Tendências e Oportunidades no Turismo”, promovido pelo Sebrae na última terça-feira (29) em Vitória, trouxe otimismo para empresários capixabas do setor. Especialistas presentes destacaram a crescente valorização dos destinos brasileiros pelos próprios brasileiros, movimento intensificado desde a pandemia, quando as restrições de viagem levaram muitos a redescobrir o país.
“A escolha pelo Brasil ganhou força entre os brasileiros. Com o fechamento de várias fronteiras, as pessoas passaram a explorar mais as belezas nacionais”, afirmou Marina Figueiredo, presidente da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Figueiredo ressaltou a diversidade cultural e natural do Espírito Santo, que permite oferecer diferentes experiências, desde turismo de aventura, esportes, bem-estar, até turismo gastronômico, de luxo e cultural. “O estado tem cenários variados que agradam qualquer perfil de turista. Aqui é possível começar o dia com um café na praia e, à noite, curtir o frio das montanhas com um fondue. São experiências únicas em um só lugar”, disse.
Em relação ao turismo capixaba no cenário nacional, Figueiredo vê um potencial ainda pouco explorado. “O momento é ideal para promover o Espírito Santo como um destino de destaque. É um estado de enorme riqueza cultural e natural, que merece mais visibilidade”, declarou, ressaltando a concorrência com outros destinos nacionais, como o litoral nordestino.
O evento trouxe também entusiasmo para empreendedores locais, impulsionados por novos investimentos públicos e iniciativas de qualificação e sustentabilidade no setor. Para Lilian Pauline, dona de uma pousada em Aracruz, no litoral norte capixaba, o seminário foi uma injeção de ânimo. “Estou encantada com o volume de investimentos e conhecimentos para o nosso estado. Isso me deixa muito motivada”, disse.
Bruno Bumachar, proprietário de um hotel na Região Serrana, destacou o impacto do evento para o fortalecimento do turismo regional. “Esse encontro era muito esperado. A parceria entre Sebrae e governo é uma força importante para desenvolver o turismo no Espírito Santo, que já está forte, mas pode crescer muito mais”, comentou.