segunda-feira, 24 de março de 2025

Uma onda de inovação inunda Zaragoza

A capital da Aragón recebe de 19 a 21 de março a segunda edição do The Wave, um polo de tendências tecnológicas e um telescópio para o futuro. A empresa Amazon Web Services, parceira fundadora do evento, tem muito a dizer sobre a inteligência artificial, a grande estrela deste ano em palestras e mesas-redondas.

Continua após a publicidade

A segunda edição do The Wave, no Palácio de Congressos de Zaragoza, se consolida como vitrine dos avanços da inovação. Além do crescimento do TikTok e outros prodígios tecnológicos, haverá uma protagonista estelar este ano: a inteligência artificial (IA) e os debates éticos sobre seu uso e potencial no setor público, entre outros.

A Amazon Web Services (AWS), como parceira fundadora do The Wave, tem muito a dizer. “Iniciativas como The Wave posicionam a Aragón como um hub tecnológico no sul da Europa e uma referência em inovação”, conta Suzana Curic, responsável pela AWS Iberia. “The Wave nos parece o cenário perfeito para mostrar como todo tipo de organizações podem se transformar e crescer graças à tecnologia em nuvem e à IA da AWS, e como o investimento da empresa na Espanha está beneficiando o tecido econômico e a sociedade”.

Oferecemos às empresas opções sem precedentes para criar suas próprias aplicações de IA generativa. Queremos que cada empresa se torne uma empresa de IA.

Suzana Curic, responsável pela AWS Iberia

Continua após a publicidade

Desde 2022, a AWS tem três centros de dados em funcionamento na comunidade autônoma, em Villanueva e El Burgo (Zaragoza) e em Huesca, além do projeto de sua ampliação para os próximos dez anos. 40% dos 17.500 empregos estimados a nível nacional estarão na Aragón (cerca de 6.800). Essas vagas apoiarão indústrias como construção, manutenção de instalações, engenharia e telecomunicações. “Além desses empregos, mais da metade (12,9 bilhões de euros) da contribuição estimada ao PIB da Espanha será localizada na comunidade autônoma de Aragón”, antecipa Curic.

Graças a esses complexos, qualquer cliente da AWS no mundo poderá armazenar seus dados nesta infraestrutura. “Por exemplo, os centros de dados de Aragón atendem à necessidade dos clientes espanhóis de armazenar dados e cargas de trabalho em território espanhol e ao acesso de baixa latência para suas aplicações”, comenta Curic.

A apresentação em Madri contou com a vice-presidente do Governo de Aragón, Mar Vaquero.Fabian Simon

Como são escolhidas as sedes

Existem vários fatores que impulsionam a expansão dos centros de dados em Aragón, anunciada para 2024: por exemplo, a alta disponibilidade de fontes de energia renovável, o talento profissional reconhecido, a boa conectividade do país e a localização. “Aragón está situado em uma zona privilegiada da Península Ibérica que nos permite oferecer baixa latência para nossos clientes em toda a Espanha, Portugal e até mesmo no norte da África e em áreas do sul da Europa”, assegura a diretora.

A AWS faz parte do ecossistema empresarial aragonês e trabalha com associações locais para impulsionar esse tecido. “Por exemplo, somos parte da CEOE Aragón e do Cluster de Energia de Aragón”, conta Curic. “Além disso, colaboramos de forma proativa com a Cepyme Aragón, pela importância que as pequenas e médias empresas locais têm para a construção e operação de nossa infraestrutura”.

Na Aragón, a empresa já possui vários programas de formação tecnológica e em nuvem, para estudantes, cursos superiores e desempregados.

A AWS se consolida como uma presença positiva a nível econômico e social na Espanha, e especificamente na Aragón, apoiando parceiros e fornecedores para fazer crescer seus negócios. Por exemplo, a Levitec, uma empresa local especializada em instalações elétricas e de ar-condicionado, colaborou na construção dos primeiros centros de dados da AWS na Aragón e, desde então, cresceu e se expandiu para o exterior. Além disso, ajuda empresas de diversos tamanhos em sua transformação digital. Por exemplo, a Kaira, uma plataforma integral com sede em Zaragoza, utiliza a IA generativa da AWS para ajudar a transformar a gestão da cadeia de suprimentos.

A AWS adotou uma abordagem um pouco diferente de outras empresas. Sua estratégia de IA vai além dos chatbots e oferece serviços, acesso a uma grande variedade de modelos fundacionais e a infraestrutura necessária para que cada empresa possa criar suas aplicações de IA a partir de suas necessidades. “Se algo aprendemos na AWS é que não existe uma solução única para todos, e por isso oferecemos às empresas opções sem precedentes para criar suas aplicações de IA generativa. Queremos que cada empresa se torne uma empresa de IA”, explica Curic.

A AWS também mantém o compromisso de gerar um impacto social positivo nas comunidades locais onde estão situados seus centros de dados. Desde 2022, a empresa lançou dois Fundos Econômicos Sociais na Aragón, dotados com um total de 264.000 euros, para apoiar projetos locais relacionados à educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM, em inglês), além de iniciativas de emprego, inclusão e sustentabilidade. Esses projetos ajudaram mais de 5.400 pessoas na Aragón a melhorar suas habilidades digitais e a contribuir para a empregabilidade e sustentabilidade local.

A formação, fundamental

Na Aragón, a empresa oferece vários programas de formação tecnológica, como o Think Big Space, para aproximar a educação STEAM aos estudantes, e a AWS Academy, que introduz a formação em tecnologia na nuvem da AWS nos Cursos Superiores de Formação Profissional tecnológicos, ou AWS re/Start, formação voltada para desempregados para carreiras na nuvem. Desde 2017, a AWS formou mais de 200.000 pessoas na Espanha em tecnologia na nuvem, e mais de 1,2 milhões em toda a UE.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:46 am
Anoitecer
05:48 pm
29ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.17 km/h
25/03
Ter
Mínima
24ºC
Máxima
31ºC
26/03
Qua
Mínima
24ºC
Máxima
30ºC
27/03
Qui
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
28/03
Sex
Mínima
23ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Cássia Ramos

Jovem aprendiz: uma porta de entrada para o futuro profissional

Leia também