A OpenAI lançou recentemente o ChatGPT o1-mini, parte do Project Strawberry, uma nova tecnologia de IA que visa simular o raciocínio humano, oferecendo respostas mais eficientes. Inicialmente restrito a usuários do ChatGPT Plus ou Team, o modelo agora está disponível para um grupo seleto de usuários com contas gratuitas.
Acesso restrito ao o1-mini
Para verificar se o o1-mini já está ativo em sua conta, basta acessar a opção “ChatGPT Auto” na parte superior da tela. No entanto, nem todos os usuários gratuitos têm acesso ao modelo, e a OpenAI ainda não divulgou os critérios de seleção, sugerindo que o processo pode ser aleatório.
Foco em eficiência energética e geração de códigos
Diferente de seu irmão maior, o ChatGPT o1, o o1-mini foi projetado com um enfoque em eficiência energética e é especialmente útil para geração de códigos. Embora mais limitado em capacidades, o o1-mini mantém um bom desempenho ao auxiliar em tarefas de programação, enquanto o o1 é mais robusto e capaz de lidar com uma ampla gama de questões científicas, como matemática e biologia.
Limitações e futuro do o1-mini
Atualmente, o o1-mini responde até 50 mensagens por sessão, enquanto o o1 é limitado a 30. A expectativa é que, em breve, a OpenAI disponibilize o ChatGPT o1-mini para um público maior, possibilitando mais usuários testarem suas funcionalidades avançadas.