A chegada do ChatGPT, um modelo de linguagem de grande porte desenvolvido pela empresa OpenAI, pode ter proporcionado um avanço na linguagem da inteligência artificial (IA), permitindo então que o software compreendesse e gerasse respostas sobre os mais diversos temas.
Bug no ChatGPT causa polêmica
Ao operar por meio de um site, a ferramenta também disponibiliza todos os chats já abertos pelos usuários na plataforma, no entanto um bug identificado pela OpenAI fez com que a companhia retirasse do ar o histórico dos diálogos por completo. Entenda melhor o que aconteceu ao continuar a leitura.
A medida foi aplicada na última terça-feira, 21. O erro mostrava as conversas das pessoas para outros usuários do chatbot. Em uma publicação na rede social Reddit, uma pessoa divulgou uma imagem que continha várias descrições de bate-papo que não pertenciam a ela.
No Twitter, algumas publicações sobre o mesmo bug também estavam circulando. Uma delas alertava: “Se você usa o #ChatGPT tenha cuidado! Existe o risco de seus chats serem compartilhados com outros usuários! Hoje fui apresentado ao histórico de outro usuário. Não consegui ver o conteúdo, mas pude ver os títulos dos bate-papos recentes”, relatou o usuário.
Erro no histórico do chat ainda está sob investigação
Em resposta ao problema, um porta-voz da companhia afirmou que a equipe está ciente da situação. Também ressaltaram que somente os títulos das conversas era compartilhados e que nenhuma descrição na íntegra dos diálogos foram partilhados com outros indivíduos.
O bug também chamou atenção para a cautela ao lidar com informações pessoais que são utilizadas na ferramenta ou em qualquer outra que utilize a tecnologia da inteligência artificial.
A OpenAI ainda advertiu os seus usuários para que evitem divulgar informações delicadas em suas conversas e destaca que não é possível remover partes específicas dos bate-papos, uma vez que esses fragmentos podem ser utilizados durante os treinamento do ChatGPT, que servem para aprimoramento das funções do recurso.
O chatbot ficou fora do ar durante a segunda-feira, 20, mas já retornou. Na seção de histórico, os consumidores encontram a seguinte mensagem: “Estamos trabalhando para restaurar o recurso o mais rápido possível”. Os colaboradores da organização ainda estão investigando o que pode ter causado o problema na tecnologia.