6 de dezembro de 2025
sábado, 6 de dezembro de 2025

Operação nacional prende homem acusado de fornecer drogas para o ES

Um homem acusado de ser um grande fornecedor de drogas para o Espírito Santo foi preso durante a Operação Balada, realizada em diversos estados do Brasil e conduzida pela Delegacia de Uberlândia/MG. O objetivo é desarticular organizações criminosa especializada no tráfico de drogas e de armas de grosso calibre e lavagem de dinheiro.

Continua após a publicidade

Cerca de 850 Policiais federais cumpriram 247 mandados de prisão e 249 mandados de busca e apreensão, além de centenas de outras medidas cautelares, nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas Tocantins e Espírito Santo.

No Espírito Santo, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão. No local, foram apreendidos telefones celulares, documentos, carros e uma arma de fogo. Contando com o apoio de outros criminosos em solo capixaba, ele trazia grandes carregamentos de entorpecentes para serem aqui comercializados.

Continua após a publicidade
Policiais federais antes de entrarem em apartamento de suspeito preso durante a operação Vídeo: Divulgação PF

A organização operava um estruturado esquema de tráfico de drogas e preparava entorpecentes para comercialização, mediante emprego de insumos químicos adquiridos por meio de empresas regularmente cadastradas. No período de sete meses, foram comprados, no mercado regular, insumos capazes de manipular mais de 11 toneladas de cocaína.

A droga era remetida dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, armazenada no Triângulo Mineiro e, posteriormente, distribuída a várias regiões do País, em especial os estados de Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Investigações

As investigações revelaram, também, que o grupo atuava no tráfico ilegal de armas de fogo de grosso calibre. No curso dos trabalhos, foi apreendido um carregamento de 8 fuzis e 14 pistolas, em março de 2020, na cidade de Uberlândia.

O armamento comercializado pelo grupo era adquirido no Mato Grosso do Sul, transportado para Uberlândia, e, posteriormente, destinado a grupos da região do Triângulo Mineiro, especializados no tráfico de drogas e roubos a banco, bem como a uma facção criminosa estabelecida no Rio de Janeiro/RJ. Os investigados utilizavam veículos especialmente preparados para o transporte das armas, com emprego de batedores durante os seus deslocamentos.

Para dissimular a origem criminosa do patrimônio acumulado, a organização criminosa utilizava um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, com a utilização de empresas de fachada e a aquisição de postos de combustíveis, hotéis, fazendas, imóveis, veículos e embarcações de luxo.

Estima-se que mais de R$ 2 bilhões foram movimentados pelos investigados nos últimos dois anos. As contas bancárias e bens identificados foram bloqueados por determinação judicial, assim como aproximadamente uma centena de imóveis.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
21ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.54 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
07/12
Dom
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Review – Raquete Angell React Pro 99

Reinaldo Olecio

Leia também