O consumo de álcool, ainda mais comum durante o Carnaval, pode provocar efeitos que vão além da ressaca física. Mestre da Faculdade Anhanguera aponta que é comum que um conjunto de reações emocionais surjam após episódios da ingestão excessiva, incluindo ansiedade, tristeza, irritabilidade, dificuldade de concentração e sensação de culpa.
O álcool atua diretamente no sistema nervoso central, interferindo nos níveis de neurotransmissores como dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Durante o consumo, há uma estimulação artificial desses mecanismos, que, após a metabolização do álcool, ocorre um efeito compensatório, que pode resultar em queda abrupta do humor e maior vulnerabilidade emocional.
Para a Mestre e Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Daniele Buzatto Souza, o impacto psicológico do álcool ainda é subestimado. “O rebote emocional é uma resposta neuroquímica do organismo. Após a euforia artificial, o cérebro entra em um estado de desequilíbrio temporário, que pode se manifestar como angústia, apatia ou irritabilidade. Em algumas pessoas, isso pode agravar quadros de ansiedade ou depressão já existentes”, explica.
A Mestre da Faculdade Anhanguera destaca ainda que o efeito costuma ser mais perceptível entre jovens adultos, grupo que, segundo levantamentos do Ministério da Saúde, concentra os maiores índices de consumo de álcool no Brasil. “A associação entre bebida, pouco descanso e alta estimulação social cria um ambiente propício para o esgotamento emocional após a folia”, completa.
Para reduzir os impactos emocionais do pós-Carnaval, recomenda-se moderação no consumo de álcool, hidratação adequada, respeito aos períodos de descanso e retomada gradual da rotina. “Estratégias simples que ajudam o organismo e a mente a se reequilibrarem após dias de excesso”, finaliza a docente.
Sobre a Anhanguera:
Com 32 anos de história, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e portfólio diversificado com mais de 63 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 57 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos e EJA.
Pertencente à Cogna Educação, a maior e mais completa empresa de soluções educacionais do país, a Anhanguera conta com 108 unidades e centenas de polos em todos os estados brasileiros. Atende milhares de alunos com um corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores e, 94% da instituição possui conceito 4 ou 5 no Ministério da Educação, sendo 5 a nota máxima atribuída pelo órgão responsável. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site.
Continua após a publicidade







