4 de dezembro de 2025
quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

MS firma acordo para a construção do primeiro hospital inteligente do SUS

O Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC da USP) será sede do primeiro hospital inteligente do Sistema Único de Saúde (SUS), iniciativa do Ministério da Saúde. Além da criação do Instituto Tecnológico de Emergência do HC da USP, o ministério implantará uma rede nacional de serviços de saúde de alta precisão, com 14 UTIs distribuídas pelas cinco regiões do país e a modernização de unidades de excelência no Rio de Janeiro e no Distrito Federal.

Continua após a publicidade

Parceria, terreno e financiamento

O acordo de cooperação assinado nesta sexta-feira (14) oficializa a aliança com a USP e com o estado de São Paulo, responsável pela cessão do terreno. O Ministério da Saúde conclui as últimas etapas do pedido de investimento junto ao Banco dos BRICS para viabilizar o empreendimento, cujo custo estimado é de R$ 1,7 bilhão.

Conforme declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a implantação do hospital inteligente e da rede de alta precisão só é viável por meio de cooperação internacional, envolvendo bancos de desenvolvimento, parceiros estratégicos e centros de pesquisa.

Continua após a publicidade

Inovação tecnológica e impacto

Padilha destacou que o Brasil passa a atuar de forma relevante nesse novo cenário global de reorganização da saúde, em que tecnologia da informação, inteligência artificial e práticas inovadoras transformam o modelo de cuidado. Segundo o ministro, o projeto representa um marco para o SUS, para a inovação tecnológica e para a inserção do país no contexto internacional.

A idealizadora do Hospital Inteligente de Urgência e Emergência, a professora titular de Emergências da Faculdade de Medicina da USP, Ludhmila Hajjar, ressaltou a importância da criação de hospitais inteligentes no país.

Ela afirmou que os pacientes graves atendidos em situações de emergência serão os principais beneficiados por tecnologias que reduzem tempos e possibilitam terapias personalizadas. Acrescentou que o hospital representa um avanço para a medicina de precisão centrada no paciente e que oferecerá ao SUS atendimento eficiente e seguro em casos de alta complexidade.

A rede nacional de serviços de medicina de alta precisão do SUS integra o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, voltado à ampliação da atenção especializada.

Em março, Padilha apresentou a proposta de implementação da rede nacional de serviços inteligentes ao Banco dos BRICS. Em julho, a demanda foi divulgada pela presidente Dilma Rousseff durante reunião de lideranças do bloco no Rio de Janeiro.

Em outubro, durante agenda oficial na China, Padilha assinou acordos de cooperação tecnológica com instituições chinesas e submeteu o projeto ao banco para reforçar o suporte financeiro voltado à construção do instituto.

Uma missão técnica do Banco dos BRICS já vistoriou o terreno destinado ao novo Instituto do HC da USP, e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) pelo Ministério da Saúde, pelo governo do Estado de São Paulo, pela Faculdade de Medicina da USP e pelo Hospital das Clínicas configura o documento final para avaliação.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:52 am
Anoitecer
06:10 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.66 km/h
05/12
Sex
Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
06/12
Sáb
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
22ºC
Máxima
25ºC
08/12
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também