O Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira (19), o painel “Monitoramento das Arboviroses no Espírito Santo”, uma plataforma virtual renovada com interfaces que exibem diariamente dados sobre dengue, chikungunya, Zika e febre do Oropouche em todo o território capixaba. Essa ferramenta integra as ações coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle das Arboviroses (CICC, Arbovirose).
O painel, disponível neste link, reúne informações sobre quatro arboviroses: as transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, chikungunya e Zika) e a transmitida pelo maruim, a febre do Oropouche. Em cada aba, o usuário encontra informações sobre sintomas e acesso ao painel específico de cada doença. As informações são atualizadas diariamente com base no sistema de notificação compulsória estadual, o e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS).
Sobre o monitoramento
Os painéis permitem a visualização dos registros a partir de 2022, exceto o da febre do Oropouche, cujo primeiro registro no Estado ocorreu em 2024. As telas apresentam notificações, casos confirmados e suspeitos, dados por município, além de acompanhamento por semanas epidemiológicas, taxa de incidência, óbitos e a evolução dos casos prováveis.
Presenças no lançamento
O evento contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Tyago Hoffmann; do subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso; do diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira; da coordenadora de Estatística do instituto, Letícia Furtado; do coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), coronel Benicio Ferrari; do diretor-geral do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodest), Marcelo Azeredo Cornélio; e dos profissionais do Prodest Raphael Dall’Orto e Aline Nogueira.
Segundo o secretário estadual da Saúde, Tyago Hoffmann, os painéis ampliam a transparência dos dados em saúde e estimulam o engajamento da população no enfrentamento das arboviroses.
Hoffmann explicou que, no início das atividades do CICC, discutiu-se a necessidade de tornar os dados sobre arboviroses claros e acessíveis à população. Isso motivou a concentração de esforços no desenvolvimento do novo painel, realizado em trabalho intersetorial com diversos profissionais, e que a maior disponibilidade de informações tende a favorecer o engajamento comunitário no combate a essas doenças.
O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, enfatizou a importância da colaboração entre as instituições do CICC, afirmando que políticas públicas mais eficientes nascem do trabalho conjunto. Segundo ele, o IJSN participa ativamente das reuniões do comitê por reconhecer a relevância do diálogo, da escuta qualificada e da construção coletiva na busca de soluções duradouras para melhorar a qualidade de vida da população.
O coordenador estadual da CEPDEC, coronel Benicio Ferrari, destacou o papel central da integração entre saúde, defesa civil e segurança para promover respostas rápidas e coordenadas. Segundo ele, epidemias como a dengue configuram desastres biológicos, e a missão da Defesa Civil Estadual é articular os órgãos envolvidos, centralizar dados confiáveis e mobilizar equipes para mitigar os impactos.
Acesse o novo painel
No banner do site Mosquito: mosquito.saude.es.gov.br
ou diretamente em: https://ijsn.es.gov.br/observatorios/niee/arboviroses/monitoramento-das-arboviroses









