A partir de 1º de julho, bebês de 12 meses que completaram o esquema primário de vacinação contra a meningite C receberão a vacina meningocócica ACWY como reforço. Esta decisão foi anunciada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, segundo a Nota Técnica Nº77/2025.
A mudança proporciona maior imunização para crianças, já que a vacina ACWY cobre mais três sorogrupos da bactéria: A, W e Y. De acordo com Danielle Grillo, do Programa Estadual de Imunizações (PEI) da Secretaria da Saúde, a atualização visa ampliar a proteção infantil e reduzir casos de meningite bacteriana e meningococcemia.
Esquema de Vacinação Atualizado
Antes, o esquema do Sistema Único de Saúde (SUS) oferecia apenas a vacina Meningocócica C. O esquema primário permanece com a Meningocócica C aos 3 e 5 meses. No entanto, o reforço aos 12 meses agora será com a vacina ACWY. Crianças podem tomar esse reforço até 4 anos, 11 meses e 29 dias, caso tenham perdido a dose aos 12 meses.
Danielle Grillo salienta que crianças que completaram o esquema com a Meningocócica C não precisam de novo reforço. Contudo, adolescentes de 11 a 14 anos devem receber uma dose da ACWY, seguindo o Calendário Nacional do Adolescente. O SUS também disponibiliza vacinas contra outras causas de meningite bacteriana.
Distribuição e Logística
O PEI finaliza diretrizes estaduais para implementação da mudança em julho. Na próxima segunda-feira, serão distribuídas 5.100 doses de ACWY para reforço aos 12 meses, conforme a população municipal do Espírito Santo.
Dados e Cobertura de Meningite no Espírito Santo
Até a semana epidemiológica 25 de 2025, foram registrados 491 casos suspeitos e 117 confirmados de meningite no Espírito Santo. A cobertura vacinal de meningite C é 84,64% para menores de um ano, abaixo da meta de 95%. Entre adolescentes de 11 a 14 anos, a cobertura da ACWY é de 79,20%, próxima à meta de 80%. Em 2024, a cobertura alcançou 93,63% para meningite C em crianças e 83,61% para ACWY.