Os moradores podem fazer ginástica, entre outras atividades, com a orientação de um profissional de Educação Física em 49 espaços diferentes da cidade. A iniciativa é da Secretaria de Saúde da Serra, por meio do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef).
O professor de Educação Física também realiza atendimento individualizado dentro da unidade de saúde (avaliação e prescrição de exercícios) e há participação das equipes do Proef em grupos especiais (tabagismo, obesidade, hipertensão, diabetes, entre outros, também são ofertados gratuitamente pela Prefeitura).
Para ingressar nas aulas os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e obter informações. Os pontos onde ocorrem as atividades podem ser conferidos no site da Prefeitura da Serra.
Proef da Serra
O Proef disponibiliza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais e atividades físicas e alimentação saudável, com vistas à prevenção de doenças. Existem atualmente cerca de 4,5 mil alunos cadastrados no programa.
São oferecidas aulas coletivas com orientação ao exercício aeróbico (corrida e caminhada), ginástica localizada, alongamento, entre outros. Também são realizadas ações educativas como palestras, além de atendimentos individuais com avaliação física e controle de pressão arterial.
Qualidade de vida
Para o coordenador do Proef, Claudino Júnior, “quem consegue ter hábitos saudáveis, reduz as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. A atividade física, aliada a uma dieta equilibrada, também ajuda a controlar doenças como diabetes, hipertensão e obesidade”.
Os professores de Educação Física dão orientação durante as aulas, destacando a importância de se investir em ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças. “Investir em ações como essa garante o retorno em melhoria da qualidade de vida do cidadão”, disse Cláudio Junior.
Leia também:
Ídolo Social ES: projeto que oferece aulas gratuitas de basquete será lançado nesta sexta (18)