Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) suspeitam que o presidente dos EUA, Donald Trump, esteja preparando terreno para que Jair Bolsonaro (PL) possa deixar o Brasil e escapar de uma possível prisão. Informações de aliados próximos indicam que Bolsonaro está preocupado com a chance de ser preso.
O temor do ex-presidente e o fato de um de seus filhos, Eduardo Bolsonaro, se declarar “deputado em exílio” nos EUA, reforçam a suspeita de que Trump poderia estar facilitando a fuga de Bolsonaro oferecendo asilo político, alegando que ele é vítima de perseguição no Brasil.
Trump fez declarações ressaltando a suposta perseguição a Bolsonaro, chegando a impor sobretaxas de 50% ao Brasil. Ele escreveu recentemente: “Deixem o grande ex-presidente do Brasil em paz. CAÇA ÀS BRUXAS!!!”, e em mensagens similares nas redes sociais, defendeu que Bolsonaro é injustamente acusado.
Para os magistrados, a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos no final de 2022, após perceber possíveis complicações no Brasil, e a hospedagem na embaixada da Hungria após seu passaporte ser apreendido, são sinais de que a fuga é uma possibilidade real para o ex-presidente. Eduardo Bolsonaro já se mudou para os EUA, consolidando seu exílio auto proclamado.
No entanto, aliados do ex-presidente asseguram que Bolsonaro não planeja deixar o Brasil: “Esse negócio do presidente sair do Brasil tem ZERO chance”. Mesmo assim, Trump enviou uma carta a Lula anunciando uma sobretaxa de 50% a todos os produtos brasileiros vendidos nos EUA.