O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez novas indicações para diretorias de importantes agências reguladoras no Brasil. As indicações englobam setores como energia elétrica, telecomunicações e transportes aquaviários, e os candidatos participarão de sabatinas no Senado em agosto.
Lula enviou os nomes de Gentil Nogueira e Willamy Frota ao Senado para compor a diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Esses nomes foram publicados no Diário Oficial da União. Gentil Nogueira, atualmente secretário de Energia Elétrica no Ministério de Minas e Energia, substituirá Ricardo Tili, enquanto Willamy Frota, ex-presidente da Amazonas Energia, ocupará a vaga de Hélvio Guerra.
Os nomes foram definidos através de articulações políticas, com Nogueira sendo apoiado pelo ministro Alexandre Silveira e Frota pelo senador Eduardo Braga. O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, também esteve envolvido nas negociações. Até que as indicações sejam confirmadas, a Aneel está sendo dirigida interinamente por Daniel Danna e Ivo Sechi Nazareno.
Anatel e Antaq
Para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Octavio Penna Pieranti e Edson Victor Eugênio de Holanda foram indicados por Lula. Pieranti tem experiência na Anatel e na Secom (Secretaria de Comunicação Social), enquanto Holanda já trabalhou como consultor jurídico da Telebras.
No caso da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Lula indicou Frederico Dias como diretor-geral, em substituição a Eduardo Nery. Dias tem uma trajetória no TCU (Tribunal de Contas da União), onde ocupou o cargo de secretário-geral da presidência do tribunal.