Após cancelar três visitas ao Espírito Santo no decorrer deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode finalmente visitar o estado na próxima sexta-feira (11). De acordo com sua agenda preliminar, Lula deve passar por São Mateus, localizado no norte do Espírito Santo.
A visita do Presidente tem como objetivo oficializar os repasses dos recursos ao Estado, originários do Acordo de Mariana – um acordo judicial para a reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão em Mariana (MG), que ocorreu em 2015. O valor destinado ao Espírito Santo é de R$ 40 bilhões.
A jornada de Lula no Espírito Santo também visa celebrar a inclusão das comunidades quilombolas no acordo. Além disso, sua visita pode incluir um encontro com um quilombo na região.
Outro tema que pode ser abordado na visita é o anúncio de obras e investimentos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal para a área.
Confirmação pelo Governador Casagrande
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, recebeu um telefonema do governo federal informando sobre a possibilidade da visita de Lula ao estado na sexta-feira.
“O gabinete foi avisado sim, mas ainda não temos a agenda”, afirmou Casagrande ao ser indagado, na tarde desta segunda-feira (07).
A Presidência da República também confirmou a possível visita, embora detalhes ainda não tenham sido divulgados. Conforme o Gabinete Adjunto de Agenda do Presidente da República, existe a possibilidade da visita ocorrer, porém a confirmação deve surgir ao longo da semana. Já o deputado federal Helder Salomão (PT) sinalizou que a visita estaria confirmada, embora os detalhes da agenda ainda não estejam disponíveis.
Cancelamento Anterior de Visita
O presidente Lula havia planejado visitar o Espírito Santo em três ocasiões neste ano. A última tentativa foi para participar da entrega de casas populares do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Linhares, no dia 16 de maio.
Entretanto, a morte do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, três dias antes do evento (13), levou Lula a cancelar a viagem ao Espírito Santo para poder participar do velório e enterro. O evento em Linhares transcorreu sem a presença do Presidente.