Vitória (ES) – A deputada estadual Tia Ju (Republicanos-RJ), atual presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e secretária adjunta do Mulheres Republicanas Nacional, visitou a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) esta semana para entregar o Prêmio Assembleia Cidadã. A Ales foi destacada como vencedora na categoria “Projetos Especiais” por seu programa “Arranjos Produtivos”, que visa fortalecer a agricultura familiar no estado.
Durante a cerimônia, Tia Ju expressou sua satisfação em reconhecer um projeto que beneficia a agricultura familiar e transforma a vida de inúmeras pessoas no Espírito Santo. “É sempre um prazer imenso estar presente em terras capixabas – especialmente para reconhecer um projeto que, com foco na agricultura familiar, tem transformado a vida de milhares de pessoas no Espírito Santo”, afirmou a deputada. O evento contou com a presença do presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), que também enfatizou a importância do programa.
Desse modo, Tia Ju destacou a relevância do exemplo capixaba, sugerindo que a experiência do Espírito Santo pode inspirar ações semelhantes em outros estados brasileiros. “Um verdadeiro exemplo a ser seguido também no nosso Rio de Janeiro, que tem enorme potencial para impulsionar iniciativas ligadas à agricultura familiar”, comentou.
Como presidente da Unale, Tia Ju manifestou sua intenção de levar a proposta para a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). “Disse ao deputado Marcelo que vou apresentar o projeto ao nosso presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, para que possamos, juntos, estudar formas de trazer ao nosso estado iniciativas tão impactantes quanto o ‘Arranjos Produtivos’”, revelou.
A deputada, que tem raízes na zona rural e é filha de um produtor familiar, ressaltou a importância de conectar os parlamentares à realidade dos agricultores. “Leve tecnologia, capacitação e assistência técnica para milhares de agricultores familiares. A Ales mostra que é possível aproximar o parlamentar da vida real, da roça, da produção, da vida e da esperança. Sou nascida na zona rural e filha de produtor da agricultura familiar. Entendo o valor que esse prêmio tem para quem coloca comida na mesa da população capixaba”, afirmou Tia Ju.
Além de reconhecer o sucesso do projeto “Arranjos Produtivos”, a presidente da Unale anunciou a criação de uma nova categoria do Prêmio Assembleia Cidadã, destacando a importância da comunicação eficaz com a sociedade. “Queremos fortalecer a comunicação pública e o jornalismo legislativo como instrumento de transparência e participação democrática”, finalizou.
A entrega do prêmio e as iniciativas destacadas pela deputada Tia Ju refletem o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar e a busca por uma maior proximidade entre os representantes legislativos e a população.