O deputado federal Pedro Lucas Fernandes, do União Brasil do Maranhão, foi confirmado como o novo ministro das Comunicações. Ele assumirá o cargo anteriormente ocupado por Juscelino Filho, que deixou o cargo recentemente.
A confirmação da nomeação ocorreu após uma reunião entre o presidente Lula e Pedro Lucas, com a presença da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, no Palácio da Alvorada. Durante o encontro, Gleisi anunciou que o União Brasil havia indicado Pedro Lucas para assumir a pasta das Comunicações, o que foi aceito pelo presidente.
Pedro Lucas é o atual líder da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, e sua nomeação representa um fortalecimento da presença do partido no governo, visto que o União Brasil possui uma das maiores bancadas, com 59 deputados.
A ministra Gleisi Hoffmann destacou que a posse de Pedro Lucas deve ocorrer após os feriados de Páscoa e Tiradentes, programada para depois do dia 21 de abril. Esta agenda permitirá que ele organize detalhes relacionados à sua licença do mandato e à indicação de um novo líder para sua legenda.
Além disso, a indicação de Pedro Lucas já havia sido mencionada por Lula durante viagem a Honduras, onde o presidente esclareceu que, até o momento, não pretende fazer mais substituições em sua equipe.
Juscelino Filho pediu desligamento do cargo de ministro das Comunicações após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República por supostos desvios em emendas parlamentares, situação que impulsionou sua saída.