O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória, Leandro Piquet (Republicanos) deu posse ao suplente Chico Hosken (Podemos) que herdou a vaga deixada por Armandinho Fontoura (Podemos), preso no sistema penitenciário capixaba.
Fontoura foi afastado de suas funções pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que acusa o ex-parlamentar de apoiar atos golpistas e antidemocráticos. Moraes se baseou em um relatório confeccionado pela chefe do Ministério Público Estadual, Luciana Andrade.
Armandinho Fontoura chegou a ser eleito presidente da Câmara de Vereadores numa votação antecipada, realizada em agosto de 2022. Ele acabou preso no dia 15 de dezembro.
Fontoura também propôs tomar posse sob escolta policial e depois voltar à cadeia.
Especialistas afirmam que esse pedido encaminhado à Justiça pode ter acelerado a perda de mandato de Armandinho, já que pode ter sido encarado como uma ironia por parte do ex-parlamentar.
Além do termo de posse de Hosken, o Diário Oficial da Câmara também trouxe, em edição extraordinária, a exoneração de nove servidores ligados ao gabinete de Armandinho.