A diplomação do governado Renato Casagrande acontece nesta nesta segunda-feira (19), às 15 horas. A cerimônia, que será realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), conta também com a diplomação de outros candidatos eleitos no pleito de 2022, como deputados estaduais, federais e senador da República.
Após a formalidade, os eleitos estarão aptos a tomar posse dos cargos no próximo ano. De acordo com o assessor de comunicação institucional do TRE-ES, Gustavo Tenório, a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e está prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral.
Conforme o Código Eleitoral, o diploma é o documento onde constam, além do nome do candidato, o cargo para o qual foi eleito, a legenda sob a qual concorreu ou a sua classificação (no caso de suplente) e, facultativamente, outros dados a critério da Justiça Eleitoral.
A solenidade
Ainda não está definida a ordem em que os eleitos serão diplomados, mas Tenório acredita que os primeiros serão os deputados estaduais, os federais e o senador da República, todos com os seus respectivos suplentes. Os últimos devem ser o governador e o vice.
O governador eleito será convidado, em nome dos diplomandos, a fazer um discurso de encerramento da cerimônia. Cada candidato eleito poderá levar um convidado e a apresentação dos convites será obrigatória.