Camila Valadão (PSOL) obteve 52.221 mil votos e foi a quarta candidata mais votada na disputa pelas 30 cadeiras da Assembleia Legislativa, se tornando a mulher com maior número de votos como deputada estadual. O recorde anterior era de Sueli Vidigal, com 36.500 votos, em 2002.
A nova integrante do legislativo estadual tem 37 anos, é assistente social e doutora em política, além de ter sido eleita vereadora da capital Vitória, em 2020, como a segunda mais votada e a primeira mulher negra a exercer o cargo.
Pela segunda vez na disputa para deputado estadual, ela destaca como alguns dos principais pontos de sua plataforma política os direitos das mulheres, os direitos da população LGBTQIA+ e os direitos da população negra.
“Para nós, o resultado histórico representa muito para as mulheres negras que sempre tiveram esse espaço político institucionalizado negado. Iremos construir um mandato socialista e popular. Um mandato comprometido com as bandeiras de luta que nós defendemos. Nós somos a diferença e como dizemos no nosso slogan, agora é verdadeiramente ‘nada sem nós”’, afirmou.
Camila Valadão é a mulher eleita deputada estadual mais votada do ES