5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

O Agente Secreto representa o Brasil no Oscar.

O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kléber Mendonça Filho, foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi divulgado nesta segunda-feira (15).

Continua após a publicidade

Para concorrer, o filme ainda precisará passar pelo processo de seleção da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, organizadora do Oscar, em Hollywood.

Em suas redes sociais, o diretor comemorou a escolha: “Como falei semana passada, a campanha de ‘O Agente Secreto’ começou em maio, no Festival de Cannes. Agora, continua mais forte do que nunca. Obrigado comissão pela confiança”.

Continua após a publicidade

João Campos, prefeito do Recife, cidade onde a história se passa, também comentou o feito: “Orgulho imenso ver o talento de nossa terra brilhar no mundo e mostrar a força da nossa cultura”.

Concorreram igualmente à indicação outras produções de destaque: “Manas” (Marianna Brennand); “O Último Azul” (Gabriel Mascaro); “Baby” (Marcelo Caetano); “Kasa Branca” (Luciano Vidigal) e “Oeste Outra Vez” (Erico Rassi).

Seguindo trajetória semelhante à de “Ainda Estou Aqui” (Walter Salles), filme que rendeu ao Brasil seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, “O Agente Secreto” acumula premiações em festivais relevantes e mantém uma agenda de divulgação consistente.

Entre os reconhecimentos conquistados pela produção pernambucana estão os prêmios de melhor direção e melhor ator, este concedido a Wagner Moura, na 78ª edição do Festival de Cannes, na França, neste ano. O longa também foi selecionado para outros 20 festivais internacionais importantes, incluindo Toronto (Canadá) e Telluride (EUA). Recentemente, a revista americana Variety apontou que a obra pode superar “Ainda Estou Aqui” na corrida pelo Oscar.

Enredo

É um thriller político ambientado no Recife em 1977, durante o período autoritário, que acompanha a trajetória de um jovem recrutado pela ditadura militar brasileira como informante e espião, entrelaçando fatos históricos e políticos com elementos de suspense.

Além de Wagner Moura, o elenco reúne nomes de peso do cinema e da televisão, nacionais e internacionais, como Alice Carvalho, Tânia Maria, Carlos Francisco, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomás Aquino e Gabriel Leone.

O filme contou com o apoio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), gerido pelo Ministério da Cultura e pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), instrumento de fomento que financia o setor audiovisual brasileiro. A estreia no Brasil está marcada para 6 de novembro.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.66 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também