O Projeto Lugares de Ler promove uma série de oficinas focadas em acessibilidade na literatura em sete municípios do Espírito Santo. A oficina “Sentir para Ler – Experiência Sensorial de Acessibilidade Literária” visa sensibilizar os participantes sobre a importância do acesso à literatura para pessoas com deficiência. As oficinas, gratuitas e destinadas a maiores de 12 anos, ocorrerão até 25 de maio, abrangendo cidades como Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra, Guarapari, Linhares e Aracruz.
Oficinas sensoriais e inclusivas
As oficinas serão conduzidas pela consultora Fabiane Machado, que enfatiza uma abordagem vivencial para discutir acessibilidade e inclusão. “Queremos que os participantes compreendam a importância do acesso à literatura e possam aplicar medidas de acessibilidade nos projetos culturais,” explica Fabiane.
Cada oficina será dividida em três momentos:
1. Leitura simulada de um conto adaptado para pessoas neurodivergentes, com um intérprete de Libras, reforçando a acessibilidade para surdos.
2. Leitura com os olhos vendados por um contador de histórias, permitindo que os participantes vivenciem a narrativa de forma sensorial.
3. Após a leitura com os olhos vendados, elementos relacionados à história serão apresentados, proporcionando uma experiência imersiva e destacando a importância do repertório para pessoas com deficiência visual.
Agenda das oficinas
As oficinas têm a duração de três horas e acontecem em diferentes locais, começando em Linhares, com a primeira atividade no dia 25 de abril, às 13h55, no Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, no bairro Planalto. O evento em Aracruz ocorrerá no assentamento Índio Galdino, em Jacupemba, no dia 15 de maio, às 14h.
Na capital, Vitória, as oficinas serão realizadas em três locais distintos:
– Núcleo Produtivo de São Pedro, em 28 de abril, às 14h.
– CMEI Carlita Corrêa Pereira, na Piedade, em 2 de maio, às 18h.
– EMEF Prezideu Amorim, no bairro Bonfim, em 16 de maio, às 18h.
Em Cariacica, duas oficinas estão programadas: a primeira no dia 30 de abril, às 9h, na Praça do CEU em Nova Rosa da Penha e a segunda no CRAS de Padre Gabriel, em 19 de maio, às 8h30. Na Serra, a atividade acontecerá no Centro Municipal de Juventude de Carapina, em 7 de maio, às 14h. Em Vila Velha, a oficina será realizada no Instituto GG5, em 22 de maio, às 14h, enquanto Guarapari sediará a oficina na Associação Bom de Bola, em Jabaraí, às 18h30 naquele mesmo dia.
Iniciativa inclusiva e transformadora
O Projeto Lugares de Ler é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Cultura e o Instituto Agir pela Cidadania, com recursos da Lei Paulo Gustavo. A coordenadora da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, Ana Laura Nahas, destaca que promover a acessibilidade é fundamental para ampliar o acesso ao livro de diferentes maneiras, seja por meio da leitura tradicional ou de novas linguagens.
As oficinas fazem parte de um esforço maior para atender territórios com alto índice de vulnerabilidade social, alinhados ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que inclui diversas atividades culturais ao longo do ano.
Com essa programação, espera-se não apenas fomentar o conhecimento literário, mas também criar um espaço mais inclusivo e acessível a todos.