O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na terça-feira (10) uma nova edição do programa CNH Social, realizada pelo Governo do Estado em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). Nesta segunda fase de 2024, serão oferecidas 3.500 carteiras de habilitação gratuitas, com o objetivo de ampliar as oportunidades de inserção dos capixabas no mercado de trabalho.
As inscrições, que ocorreram ao meio-dia de terça-feira (10), inscrições abertas até as 23h59 do dia 29 de setembro de 2024, e devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial do Detran|ES. O prazo para inscrição foi estendido de 11 para 20 dias, aumentando a oportunidade de mais pessoas participarem.
O programa oferece vagas para Primeira Habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), além de Adição de Categoria (A ou B) e Mudança de Categoria para D (van, ônibus) ou E (caminhão, carreta).
“Desde que criamos a CNH Social no meu primeiro governo, já entregamos mais de 57 mil carteiras de motorista, e neste ano vamos ultrapassar as 60 mil. A CNH não garante um emprego, mas abre portas. Muitas pessoas estão migrando para a categoria D, voltadas para o mercado profissional. Nosso Estado se destaca pela geração de empregos, bem acima da mídia nacional”, destacou Casagrande.
A lista de selecionados será divulgada no dia 14 de outubro de 2024, às 12h, no site do Detran|ES. Do total de vagas, 5% são reservadas para Pessoas com Deficiência (PCD), e 13% para egressos do sistema prisional, conforme parceria entre o Detran|ES e a Secretaria da Justiça (Sejus). Caso essas vagas reservadas não sejam preenchidas, elas serão redirecionadas para ampla concorrência.