Declarações de Trump sobre o prazo das negociações tarifárias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou que não haverá ampliação do prazo para negociação das tarifas “recíprocas”, que está previsto para terminar em 9 de julho. Em entrevista ao programa “Sunday Morning Futures” da Fox News, Trump afirmou que provavelmente não será necessário estender o prazo, embora esteja aberto à possibilidade caso seja necessário.
Nos comentários feitos nesta semana, ele mencionou que poderia, sem problemas, estender ou encurtar o prazo, incluindo a possibilidade de enviar cartas informando às partes que pagarão uma tarifa de 25%.
As negociações tarifárias, anunciadas em 2 de abril, estão em pausa desde a semana seguinte ao anúncio, com o objetivo de atingir metas ambiciosas. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também indicou que vários países estão interessados em acordos favoráveis, embora nem todos estejam prontos até o dia 9.
Entretanto, ainda há dúvidas sobre a abrangência desses acordos, especialmente após os tratados recentes com o Reino Unido e a China, que deixaram diversas questões em aberto.