Em julho de 2024, Paris se transforma novamente na sede mágica dos Jogos Olímpicos. A Cidade Luz está pronta para receber atletas de todo o mundo em uma disputa épica pelo pódio. Além das competições, Paris 2024 promete ser uma celebração da cultura, da diversidade e do espírito esportivo.
Essa edição reserva diversas novidades e surpresas. Confira 10 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos Paris 2024:
- Quando acontece?
- Os Jogos Olímpicos serão realizados entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024, em Paris.
- Medalhas com um pedacinho da Torre Eiffel
- Cada medalha, seja de bronze, prata ou ouro, terá 18 gramas de ferro provenientes da Torre Eiffel. O metal, recuperado durante reformas recentes da Torre, será integrado à parte central das medalhas.
- Esportes aquáticos
- As competições aquáticas serão o destaque, com 49 eventos ao todo, oferecendo o maior número de medalhas da competição.
- Paris 3 vezes
- Paris sediará os Jogos Olímpicos pela terceira vez, após os anos de 1900 e 1924, juntando-se a Londres como as únicas cidades a receber os Jogos Olímpicos em três benefícios específicos.
- Cerimônia de abertura
- Pela primeira vez na história, a abertura de abertura não ocorrerá em um estádio. A inovação será levada ao Sena, o famoso rio que corta Paris.
- Surfe em outras águas
- O surfe olímpico não terá ondas artificiais. Os atletas competem pelo ouro no Taiti, na maior ilha da Polinésia Francesa, localizada a mais de 15 mil quilômetros de Paris.
- O Mascote
- Phryges, inspirado no barrete frígio, será mascote dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Este chapéu, associado à liberdade e usado na Revolução Francesa, simboliza a união e a liberdade dos Jogos.
- Novo esporte
- O break faz sua estreia como modalidade olímpica em 2024, com competições separadas para homens e mulheres.
- Esportes antecipados
- Antes da abertura de abertura, quatro esportes iniciarão suas competições: tiro com arco, futebol, handebol e rúgbi, programados para os dias 24 e 25 de julho.
- Igualdade de gênero
- Os Jogos Olímpicos de 2024 serão os primeiros a contar com um número igual de atletas femininas e masculinas, marcando um avanço significativo na igualdade de gênero.