Os dois primeiros tenistas brasileiros a entrar em quadra na fase classificatória do Australian Open tiveram destinos opostos nesta segunda-feira. Enquanto o paulista Gustavo Heide venceu e segue na disputa por uma vaga na chave principal, o pernambucano João Lucas Reis foi eliminado em sua estreia.
Primeiro a jogar, Heide não se intimidou com a posição superior do britânico Jay Clarke, 174º do mundo, e venceu em sets diretos, com duplo 6/3, em uma partida de uma hora e cinquenta e três minutos.
O tenista de 23 anos, atual 239º do ranking, apresentou um saque muito eficiente: nove aces, 76% de pontos ganhos com o primeiro serviço e nenhum break sofrido. Por outro lado, criou onze oportunidades de quebra e aproveitou três para garantir a vitória e o acesso à segunda rodada.
Seu próximo desafio será bem mais difícil: enfrentará o cabeça de chave número 14, Dino Prizmic. O croata teve uma estreia ainda mais dominante, superando o argentino Genaro Olivieri por 6/1 e 6/4.
João Lucas Reis, terceiro melhor brasileiro e 204º do mundo, não conseguiu superar o português Henrique Rocha, que venceu por 6/2 e 6/4. O próximo adversário de Rocha será o argentino Marco Trungelitti, vencedor do convidado local Philip Sekulic por 6/2, 1/6 e 6/1.
Além deles, o paranaense Thiago Wild também disputa o qualificatório. Sua estreia está marcada para terça-feira, contra o equatoriano Alvaro Guillen Meza.







