Os fundos Mumtalakat, do Bahrein, e CYVN Holdings, de Abu Dhabi, assumiram o controle total da McLaren Racing nesta terça-feira (2), em um acordo que, segundo alguns relatos da imprensa, avaliou a atual equipe campeã da Fórmula 1 em mais de US$ 4 bilhões.
Nenhum detalhe financeiro foi divulgado em um comunicado do McLaren Group que confirmou a compra de todas as ações detidas pela MSP Sports Capital, além de fundos gerenciados pela O’Connor Capital Solutions, Ares Management e pela Caspian Funds.
Participação minoritária
O canal Sky News havia informado anteriormente que a venda da participação de 30% avaliaria a equipe em mais de três bilhões de libras.
O fundo soberano do Bahrein, Mumtalakat, permanecerá como acionista majoritário, com o CYVN, de propriedade majoritária do governo de Abu Dhabi, tendo uma participação minoritária.
Aquisição recente
O CYVN criou o McLaren Group Holdings em abril passado, após concluir a aquisição da fabricante de carros esportivos McLaren Automotive.
A McLaren Racing opera equipes na Fórmula 1, na IndyCar e entrará no World Endurance Championship a partir de 2027.
Investimentos anteriores
O grupo de investimento americano MSP e outros adquiriram uma participação minoritária significativa em 2020, quando a McLaren precisava de fundos durante a pandemia.
O acordo, para uma participação máxima de 33% até 2022, avaliou a equipe de corrida britânica em 560 milhões de libras na época.
Crescimento da equipe
Desde então, a McLaren emergiu como uma força dominante no esporte, vencendo o título de construtores no ano passado pela primeira vez desde 1998 e estando a caminho de vencer ambos os títulos nesta temporada.
“Nosso conjunto de investidores minoritários se juntou a nós em 2020 e agradecemos a eles por seu tremendo apoio nos últimos anos, enquanto colocamos a McLaren Racing em um caminho de crescimento comercial e estabilidade financeira”, disse o diretor-presidente do McLaren Group, Paul Walsh.
Ele disse que a estrutura de propriedade simplificada “fortalece nossa capacidade de preparar o negócio para o futuro e capturar novas oportunidades de crescimento”.
Mudanças no conselho
O presidente da MSP Sports Capital, Jeff Moorad, e o presidente do conselho, Jahm Najafi, deixarão seus assentos no colegiado da McLaren Racing.
A Ares Management disse em um comunicado que os recursos da transação “serão usados para retornar capital aos investidores e fortalecer ainda mais sua posição como um investidor experiente em todo o ecossistema esportivo”.








