O Rio Branco-ES enfrenta uma situação difícil na Copa Espírito Santo 2025 após a perda de três pontos por escalação irregular de jogador. A Segunda Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo julgou a equipe culpada pela utilização do volante João Pedro em um jogo contra o Sport-ES.
Escalação Irregular e Consequências
Na partida contra o Tigre, que acabou em vitória para o Rio Branco por 3 a 1, a equipe escalou jogadores da categoria sub-20, contando com a presença de profissionais como Vini Bala, Cláudio Vitor e Ryan Rocha. O volante João Pedro, que completou 20 anos em 31 de janeiro, estava entre eles, mas sua participação foi considerada irregular. Segundo o Artigo 17 do regulamento da Copa ES, ele poderia atuar apenas até 30 de janeiro.
Sanções Aplicadas
Devido à infração, o Rio Branco foi denunciado com base nos artigos 191 e 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Em um julgamento unânime, os auditores do TJD-ES confirmaram a culpabilidade do clube, resultando na perda dos três pontos conquistados na partida, além de uma multa de R$ 2,5 mil.
Recurso e Situação na Tabela
A decisão da Segunda Comissão Disciplinar pode ser contestada em um novo julgamento pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo. Com a subtração dos pontos, o Rio Branco-ES agora totaliza sete pontos, caindo da sexta para a 10ª posição, o que o coloca na vice-lanterna da competição e fora da zona de classificação para as quartas de final.