A FIFA anunciou nesta quinta-feira (5), em Miami, o sorteio que definiu os grupos dos times brasileiros para o tão aguardado Mundial de Clubes 2025. Este torneio inovador acontecerá entre 15 de junho e 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos, reunindo 32 equipes de diversos continentes.
Os clubes brasileiros Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo são os representantes do futebol nacional neste evento. O Palmeiras, como cabeça de chave do Grupo A, terá pela frente adversários respeitáveis como o Porto, de Portugal, Al Ahly, do Egito, e o Inter Miami, equipe americana que conta com o craque Lionel Messi. Curiosamente, o jogo de abertura da competição será entre o Inter Miami e o Al Ahly.
O Botafogo, atual campeão da Copa Libertadores, ficou no Grupo B, enfrentando dois gigantes europeus: Paris Saint-Germain e Atlético de Madrid, além do Seattle Sounders, dos EUA. Por sua vez, o Flamengo caiu no Grupo D. Liderado por um desafio contra o Chelsea, os rubro-negros devem lidar também com o Espérance, da Tunísia, e o León, do México, que são considerados adversários menos ameaçadores.
Em uma sorte que muitos podem considerar favorável, o Fluminense foi colocado no Grupo F, onde jogará contra o Ulsan, da Coreia do Sul, e o Mamelodi Sundowns, da África do Sul. Seu rival mais desafiador será o Borussia Dortmund, da Alemanha.
O sorteio foi realizado com a divisão das 32 equipes em quatro potes com oito times cada. A distribuição dos clubes começou com os cabeças de chave, seguida pela alocação dos times dos potes 2, 3 e 4. Todos os clubes do primeiro pote foram alocados na primeira vaga dos respectivos grupos.
Palmeiras, Flamengo e Fluminense foram definidos como cabeças de chave, enquanto o Botafogo, que conquistou sua vaga por meio da Libertadores, foi para o pote 3. O regulamento garante que clubes da mesma federação não se enfrentarão na fase classificatória, exceto na Europa, onde essa regra é flexibilizada. Isso assegura que pelo menos um e no máximo dois times europeus façam parte de cada grupo, resultando em quatro grupos com múltiplos representantes europeus.
A FIFA, em sua argumentação pelo equilíbrio competitivo, determinou que os sul-americanos no pote 1 enfrentem os clubes europeus mais bem ranqueados do pote 2, que incluem Porto, Chelsea, Borussia Dortmund e Inter de Milão. Os outros times foram sorteados com as equipes europeias disponíveis no pote.
Com a aproximação do torneio, o clima de expectativa cresce entre os torcedores, que aguardam com ansiedade os enfrentamentos que prometem ser de alto nível neste novo formatos de disputa.