A ascensão do Nova Venécia no futebol capixaba tem sido meteórica. O Leão do Norte nasceu no dia 27 de abril de 2021 e já em seu primeiro ano conquistou o Capixabão Série B e a Copa Espírito Santo daquele ano. Agora, o clube chega à final do Estadual Série A e pode ser campeão antes de completar seu segundo ano de vida.
Fundado com a colaboração do atacante Richarlison, o Pombo, que atua no Tottenham (Inglaterra) e é natural da cidade, o Nova Venécia passou por alguns momentos de oscilação durante o campeonato, terminando a primeira fase na quarta posição.
Nas oitavas de final, o Leão encarou o Rio Branco com a vantagem de jogar por dois empates e fazer o segundo jogo em casa. Na partida de ida, no Kleber Andrade, o placar ficou em 2 a 2. Já na volta, no Zenor Pedrosa, uma vitória impiedosa do Nova Venécia por 3 a 0 sobre o Capa-Preta, carimbando a vaga na semifinal.
Na semi, o adversário foi o Vitória, líder da primeira fase e que tinha a vantagem de decidir em casa. Porém, o Leão do Norte não tomou conhecimento do Alvianil e venceu por 3 a 1 jogando em seus domínios. Bastava um empate ou uma derrota por até um gol de diferença para chegar à decisão.
No sábado (8), no entanto, o time de Bento Ferreira fez valer o mando de campo e, com o apoio de sua torcida, fez 2 a 0 e levou a decisão para os pênaltis. Após 16 cobranças, o Nova Venécia venceu a disputa por 8 a 7 e garantiu sua primeira final de Série A do Capixabão.
Com a classificação, o clube, que é comandado por Antônio Marcos de Andrade, pai de Richarlison, vai enfrentar o Real Noroeste, equipe que revelou o Pombo e busca o tricampeonato estadual de maneira consecutiva.
As finais estão previamente marcadas para os dias 15 e 22 de abril, os dois próximos sábados, mas ainda a depender da confirmação da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), além de locais e horários. O primeiro jogo terá o Nova Venécia como mandante, com os Merengues decidindo o título em casa.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.