O Nova Venécia está classificado para as oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro 2022. O Leão do Norte foi até o Distrito Federal na tarde deste domingo (31) e arrancou um empate em 1 a 1 com o Brasiliense, no estádio Maria de Lourdes Abadia, em Ceilândia. Por ter vencido o jogo de ida por 3 a 1, o time capixaba avança e vai pegar a Portuguesa-RJ na próxima fase.
A primeira etapa terminou sem gols. Aos 11 minutos do segundo tempo, Hernane Brocador abriu o placar para os donos da casa, que precisavam de mais um para gol para levar a disputa para os pênaltis. Caso vencesse por três gols de diferença, o Jacaré avançaria para as oitavas de final.
No entanto, era dia do Leão do Norte mesmo. Aos 32 minutos, Dodô partiu em disparada no contra-ataque e só foi parado por Keynan, mas com falta e já dentro da área candanga: pênalti. Quatro minutos depois, Odilávio cobrou com firmeza no canto superior esquerdo e empatou o confronto.
Já na primeira participação em campeonatos brasileiros, o Nova Venécia chega numa fase de mata-mata e, melhor, avança. Agora, o time do interior do Espírito Santo, com pouco mais de um ano de vida, já se vê disputando as oitavas de final da Série D, mantendo vivo o sonho de uma equipe capixaba chegar à semifinal e garantir o acesso à Série C.
O adversário será a Portuguesa-RJ, que eliminou o Aimoré-RS por 4 a 3, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no agregado. Data e horário da partida entre o Leão do Norte e o time carioca ainda serão definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Invasão
A histórica classificação do Nova Venécia terminou em terror. Torcedores do Brasiliense invadiram o campo logo após o Jacaré levar o gol de empate, aos 36 minutos da segunda etapa, e partiram para cima dos jogadores do Leão do Norte, que correram para os vestiários a fim de se esconder. O batalhão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal precisou intervir, com disparos de balas de borracha e bombas de efeito moral. Assista:
https://vimeo.com/735250163