Os estados do Espírito Santo e de São Paulo se sobressaíram no Encontro do Compromisso Nacional pela Qualidade e Equidade na Educação Infantil (Conaquei), realizado pelo Ministério da Educação (MEC) nos dias 3 e 4, na UNINOVE, em São Paulo. Este evento reuniu secretários municipais, gestores estaduais, técnicos especializados, universidades e parceiros institucionais, reforçando a importância das políticas públicas voltadas para a primeira infância.
Espírito Santo: Protagonismo e Inclusão
O Secretário Municipal de Educação de Alegre e presidente da UNDIME-ES, Vanderson Valadares, representou o Espírito Santo, liderando discussões sobre o fortalecimento da educação infantil nos municípios do estado. Ele destacou o compromisso com os cinco eixos do Conaquei, como a gestão democrática e a melhoria da infraestrutura educacional. Durante sua apresentação, Valadares enfatizou a inclusão como princípio fundamental das políticas públicas educativas.
“Nenhuma criança pode ficar de fora. A educação infantil deve acolher todos, especialmente crianças com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou em vulnerabilidade. A inclusão é um princípio inegociável”, afirmou.
Além disso, o dirigente ressaltou o papel da UNDIME-ES na articulação com instituições de ensino superior e na mobilização das cidades para aderirem ao pacto nacional, incentivando práticas pedagógicas mais inclusivas e humanas.
São Paulo: Referência em Indicadores e Gestão
Como anfitrião, São Paulo apresentou diversas iniciativas relacionadas à avaliação institucional da educação infantil, destacando os Indicadores de Qualidade, já implementados em inúmeras escolas. Profissionais da Secretaria Estadual e de redes municipais compartilharam experiências focadas na gestão participativa, escuta das crianças e diagnóstico local.
Também integraram o evento organizações civis que trouxeram levantamentos sobre o acesso à creche e pré-escola, auxiliando no planejamento estratégico educacional.
Compromisso com a Equidade
O encontro consolidou os resultados dos estados na implementação das Diretrizes Operacionais da Educação Infantil (Resolução CNE/CEB nº 1/2024), fortalecendo a cooperação entre os entes federativos. Espírito Santo e São Paulo foram destacados como modelos de uma educação infantil mais equitativa e inclusiva.
A significativa participação de secretários e gestores evidencia uma mobilização nacional firme em valorizar a primeira infância, demonstrando o potencial transformador das políticas educacionais quando articuladas territorialmente.


 




