O Arquivo Público Municipal de Cultura lançou, na noite de segunda-feira (12), uma nova exposição no Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro. Localizada na Sala Imprensa Cachoeirense Higner Mansur, a mostra, intitulada “Boi Tsunami – A importância da cultura popular na rápida transformação das comunidades em tempos modernos”, traz à tona a influência da cultura popular nas comunidades.
Explorando a relevância da preservação cultural, a exposição é parte do projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração à 23ª Semana Nacional de Museus, que tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. As obras expostas incluem uma compilação de imagens, objetos e narrativas que destacam o Boi Tsunami, originário do bairro Boa Vista em Cachoeiro de Itapemirim.
Com uma abordagem visual e interativa, a mostra convida os visitantes a explorar a rica diversidade cultural da região e reflete sobre como a cultura popular pode atuar como motor de transformação social.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Larissa Patrão, “a exposição de cultura popular reforça a identidade de uma comunidade, destacando suas particularidades e tradições”. Essa iniciativa visa fortalecer o sentimento de pertencimento e orgulho em relação às práticas culturais, funcionando ainda como uma ferramenta educativa para todos os públicos.
Serviço:
Local: Arquivo Público Municipal de Cultura, Sala Imprensa Cachoeirense Higner Mansur, Centro Cultural Palácio Bernardino Monteiro, Praça Jerônimo Monteiro.
Data: Até 6 de junho.
Horário: Das 9h às 17h.
Produção: Arquivo Público Municipal de Cultura.
Realização: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro de Itapemirim (Semcult).
Curadoria: Lucimar Costa, Coordenador do Arquivo Público Municipal de Cultura.
Apoio: Emerson Costa – Boi Tsunami.