A equipe da Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação da Serra recebeu a visita de profissionais da Coordenação de Educação Especial da rede municipal de Aracruz. O foco da visita foi conhecer as práticas de atendimento educacional especializado voltadas a estudantes com deficiência auditiva, deficiência visual e altas habilidades ou superdotação.
No último dia 30, os técnicos participaram de um diálogo produtivo com a equipe da Serra e realizaram visitas às unidades de atendimento educacional especializado, incluindo a Emef Feu Rosa, que atende casos de surdez e deficiência auditiva, e a Emef Naly da Encarnação Miranda, focada em deficiência visual e altas habilidades.
A gerente de Educação Especial da Sedu, Karolini Pattuzzo, ressaltou a importância de compartilhar experiências e boas práticas. “Aqui na Serra, promovemos uma educação inclusiva que busca impactar positivamente nossas crianças e estudantes. É gratificante sermos reconhecidos como referência por equipes de municípios vizinhos.”
Os profissionais de Aracruz elogiaram a visita técnica e a receptividade da equipe da Sedu. A professora Charlene Franco destacou que a experiência proporcionou aprendizados valiosos, permitindo observar a eficácia da educação especial e da inclusão, com um grande número de estudantes atendidos com qualidade.
Walter Engenlhardt Neto, também da Educação Especial Inclusiva de Aracruz, reforçou que a cidade vizinha inspira as políticas públicas implementadas no município. “Estamos nos espelhando em um trabalho já consolidado na Serra para aprimorar a Educação Especial em nosso território.”