Os estudantes nascidos em setembro e outubro que participam do programa Pé-de-Meia de 2025 receberão, nesta sexta-feira (1º), a quinta parcela do benefício. Este incentivo tem um valor de R$ 200 e é destinado a alunos da rede pública que estão matriculados no ensino médio regular ou na modalidade educação de jovens e adultos (EJA).
Os alunos precisam atender a um requisito de presença, mantendo um mínimo de 80% de frequência nas aulas para garantir o recebimento desse benefício.
Pagamento escalonado
Os pagamentos do incentivo-frequência são realizados até o dia 4 de agosto, de acordo com o mês de nascimento dos estudantes que estão nas séries do ensino médio. O calendário de pagamentos é o seguinte:
– Nascidos em janeiro e fevereiro: 28 de julho
– Nascidos em março e abril: 29 de julho
– Nascidos em maio e junho: 30 de julho
– Nascidos em julho e agosto: 31 de julho
– Nascidos em setembro e outubro: 1º de agosto
– Nascidos em novembro e dezembro: 4 de agosto
A Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão dos recursos, divulgou que cerca de 3,3 milhões de estudantes de escolas públicas receberão o benefício até a data limite.
Depósitos
A quinta parcela da “poupança do ensino médio” de 2025 será depositada em uma conta-poupança aberta automaticamente em nome dos estudantes. Os participantes têm a opção de movimentar ou sacar o valor imediatamente, acessando o aplicativo Caixa Tem, caso tenham 18 anos ou mais. Para aqueles menores de idade, a movimentação requer autorização do responsável legal, que pode ser realizada pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa. O status dos pagamentos e informações escolares podem ser consultados no aplicativo Jornada do Estudante, do MEC.
Incentivos
O programa possui quatro tipos de incentivos, que podem alcançar até R$ 9,2 mil por aluno ao final do ensino médio, se considerados todos os valores acumulados. O Pé-de-Meia é voltado para estudantes de baixa renda da rede pública que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), funcionando como uma alternativa para promover a permanência na escola e a conclusão do ensino.
A iniciativa visa democratizar o acesso à educação, reduzindo a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de estimular a inclusão e a mobilidade social. É importante ressaltar que não é necessário fazer uma inscrição para participar; todos os alunos que atendem aos critérios são automaticamente inclusos no programa.








