Cerca de 15 mil estudantes do ensino médio na rede pública estadual terão isenção da taxa de inscrição da segunda fase do Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A medida, anunciada na última quarta-feira (13) durante o Rio Innovation Week 2025, busca ampliar o acesso ao ensino superior público e gratuito.
O benefício contempla alunos da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e da Fundação Cecierj. Dessa forma, os estudantes não precisarão pagar a taxa de R$ 120,00 para participar do Exame Discursivo, etapa que define os aprovados para ingresso nos cursos da Uerj.
Incentivo à juventude fluminense
Segundo o vice-reitor da Universidade, Bruno Deusdárá, a medida representa um estímulo à juventude fluminense. A iniciativa traz tranquilidade aos estudantes e suas famílias, permitindo que concorram às vagas da Uerj. A universidade possui oferta em diversos cursos, atendendo a diferentes talentos e profissões.
Inscrições e critérios de participação
As inscrições para o Exame Discursivo – composto por uma redação e dois testes específicos – acontecem de 9 de setembro a 3 de outubro. Podem participar os candidatos aprovados (com pontuação acima de 40%) em pelo menos um dos Exames de Qualificação. As informações sobre a validação da isenção serão divulgadas junto com o Edital do Exame.








