O Ministério da Educação (MEC) esteve presente na Conferência Mundial de Educação Digital, realizada de 14 a 16 de maio, em Wuhan, China. O evento foi organizado pelo Ministério da Educação da China em colaboração com a Comissão Nacional da China para a Unesco e o governo da província de Hubei.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli, foi um dos palestrantes e abordou temas como “Cointegração e Codesenvolvimento: Construção de Ecossistemas Inteligentes na Educação Profissional”. Ele destacou a importância do combate à evasão escolar e mencionou o Sistema Integrado de Suporte ao Sucesso Acadêmico, conhecido como Plataforma Sissa, que utiliza inteligência artificial e estratégias pedagógicas para melhorar a retenção de alunos.
Durante a cerimônia de encerramento, Bregagnoli também apresentou iniciativas de digitalização na educação no Brasil, como a Política Nacional de Educação Digital e o Programa Escolas Conectadas. Ele convidou os participantes a se engajar na COP30, agendada para novembro em Belém do Pará, e ainda representou as Américas no lançamento da Wuhan Initiative on Digital Education Cooperation.
Visita à China
Além da conferência, a visita incluiu uma reunião com o vice-ministro da Educação da China, Wang Gongyan. Ambos discutiram o aumento do número de estudantes brasileiros na China, que atualmente ultrapassa cinco mil, e a necessidade de explorar ainda mais o potencial desse intercâmbio educacional.
Bregagnoli lembrou declarações do ministro da Educação brasileiro, Camilo Santana, sobre a importância de fortalecer a cooperação educacional com a China, destacando que deve se alinhar ao progresso nos setores de commodities e comércio exterior.
Interesse em inteligência artificial
Em entrevista à mídia chinesa, Bregagnoli enfatizou a relevância da Conferência de Educação Digital como um símbolo da cooperação internacional. Ele expressou o desejo de aprender com as experiências da China na educação digital, principalmente em relação à adoção de plataformas tecnológicas e integração de inteligência artificial, buscando adaptar essas inovações ao contexto educacional brasileiro.
Cooperação interuniversitária
Durante a visita à Universidade Vocacional Aberta da China, o secretário conheceu modelos de integração entre escola e empresa, que atingem uma taxa de empregabilidade de 97% entre os alunos. Também foi feita uma visita à Universidade de Hubei, a pioneira na criação de um Centro de Estudos Brasileiros e no estabelecimento de um Instituto Confúcio no Brasil. Ali, Bregagnoli interagiu com alunos brasileiros e ouviu sobre a experiência cultural do intercâmbio educacional.