sábado, 12 de abril de 2025

Projeto capacita professores para inclusão de alunos com TDAH

Um projeto itinerante tem como objetivo preparar professores e educadores para a inclusão de alunos com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Desenvolvido pela Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), a iniciativa oferece estratégias que visam promover uma melhor inclusão desses estudantes nas salas de aula.

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O impacto do TDAH na aprendizagem

De acordo com a psicóloga clínica Iane Kestelman, fundadora da ABDA, os alunos com TDAH enfrentam desafios significativos em manter a atenção, além de apresentarem impulsividade e hiperatividade. Esses fatores podem ter um efeito negativo no desempenho escolar, resultando em dificuldades de engajamento nas aulas e na absorção do conteúdo. Quando esses alunos não recebem o suporte necessário, correm o risco de repetição de ano e até de abandono escolar.

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Desafios na formação de professores

Iane ressalta a carência de suporte para a formação de professores que lidam com alunos com TDAH e outros transtornos. “Não só no campo do TDAH, como em outros transtornos, existe uma dificuldade considerável em oferecer esse suporte aos educadores”, afirma.

Oficinas de capacitação para educadores

O projeto TDAH Levado a Sério na Escola realizará uma oficina no próximo sábado, no Rio de Janeiro, voltada para professores do ensino fundamental das redes pública e privada. A proposta é capacitar os docentes para que possam garantir a inclusão efetiva de todos os alunos em conformidade com a Lei 14.254/2021, que assegura o direito à educação inclusiva em território nacional.

Expansão do projeto

Iniciado em dezembro do ano passado em São Paulo, o projeto deverá se expandir para outros estados brasileiros, com o próximo encontro marcado para o Pará ainda este mês. Além disso, já estão previstos encontros em Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Para mais informações, o site da ABDA é uma fonte valiosa.

Direito à aprendizagem

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 6% da população é diagnosticada com TDAH. Assim, é fundamental que todos os alunos tenham acesso a um processo educativo que promova a sua aprendizagem. O objetivo da ABDA é que técnicas modernas de educação inclusiva e neuroeducação sejam ensinadas aos professores, fortalecendo a inclusão de estudantes com TDAH nas escolas.


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